segunda-feira, 14 de julho de 2014

O Telegrama que Custou 60 mil Dólares e 7 Horas para ser Enviado


Em 1864, em plena Guerra de Secessão, Abraham Lincoln enfrentava à reeleição presidencial. Além da particularidade da situação, ele teve que enfrentar a outros problemas: divisões dentro do partido republicano, uma longa guerra entre irmãos que sangrava o país e o assunto da abolição da escravatura.

Uma facção de republicanos radicais, descontentados com a política de Lincoln, decidiram se separar e fundarem o seu próprio partido, o Partido da Democracia Radical. Elegeram como candidato à presidência ao general da União John C. Fremont. Apesar das diferenças entre eles, Lincoln fez ver que a divisão entre os republicanos só favoreceria ao candidato democrata. Em um mês antes das eleições, Fremont retirou sua candidatura. Quando a poeira começou a baixar entre os republicanos, outros problemas foram abordados e que podiam impedir a sua reeleição.

Em 1863 Abraham Lincoln havia emitido a Proclamação de Emancipação, no qual, libertava os escravos dos Estados Confederados. Mas a abolição da escravatura era outra coisa muito distinta e para a qual, ia ser necessário todos os apoios possíveis...

Inclusive dos que não faziam parte da União. No dia 2 de março de 1861, Nevada havia se separado do território de Utah e adotado seu nome atual (do nome espanhol da cordilheira Sierra Nevada que delimita o território em seu extremo oeste).


Lincoln sabia que eram partidários da União e principalmente, dos republicanos. Devia incorporar ao estado de Nevada à União para ter mais apoios, mas para isso precisava superar alguns obstáculos: não possuía os habitantes necessários para constituir um estado e também não dispunham de uma Constituição aprovada. Fizeram vista grossa então, com o número de habitantes e aceleraram os procedimentos necessários para aprovar a Constituição de Nevada. James Nye, o governador do território, enviou uma cópia da Constituição recém aprovada a Washington por um mensageiro, mas em 24 de outubro ele ainda não havia chegado (as eleições seriam realizadas em 8 de novembro). De modo que, decidiram enviar as 175 páginas por telégrafo...

O telegrafista James H. Guild empregou sete horas para enviar o texto em código morse, mas havia outro problema: Carson City não estava diretamente comunicada com Washington. De modo que a mensagem teve que ir até Salt Lake City, dali a Chicago, logo Filadélfia e finalmente a Washington. A imagem anterior é a última das 175 páginas na qual, em sua parte inferior esquerda, está indicado o número de palavras (16.543) e o custo (4,303.27 Dólares, ou aproximadamente 60.000 Dólares atuais). Nevada foi convertida no Estado nº 36 dos Estados Unidos em 31 de outubro de 1864, só 8 dias antes das eleições, vencidas por Abraham Lincoln. Em 18 de dezembro de 1865, foi aprovada a Décima terceira Emenda à Constituição que aboliu oficialmente a escravatura nos EUA.