segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A Caixa Segredo de Hakone Yosegi Zaiku



Os populares ofícios tradicionais de Hakone, na província de Kanagawa, são conhecidos no Japão por Hakone Yosegi Zaiku e parecem à primeira vista, que são apenas caixas bonitas, mas elas precisam de algum truque para serem abertas. Eu lembro de ter visto um modelo muito parecido aqui no Brasil, na década de 1990, e não foi nada fácil de abrir aquele delicioso quebra-cabeças.

Essas caixinhas fazem parte dos famosos artesanatos de Hakone, conhecidos como Yosegi Zaiku (Marchetaria) e especialmente chamados de Hakone Zaiku. Esta técnica foi criada no final do período Edo (1603-1868), mas o original Yoseki Zaiku já havia sido introduzido no início do período Heian (794-1192). O Hakone Zaiku se tornou um souvenir popular no período Edo quando a região de Toukaidou conectava os viajantes.
Em 1984, esse artesanato foi indicado como patrimônio tradicional pelo Ministério da Indústria e Comércio Internacional.


Existem diferentes tipos de produtos, tais como bandejas, tigelas ou pequenas mesas, assim como caixas. Caixas como a da imagem acima e abaixo, são particularmente chamadas de Himitsu Bako (caixa segredo) porque além de servirem para guardar coisas, é também um quebra-cabeças e não é assim tão fácil de abri-la.

A primeira caixa segredo foi inventada em 1830, mas era bastante simples. Foi ficando mais complicada durante o período Meiji (1868-1912) e os artesãos começaram a fazer as mais complicadas como as de agora, por volta de 1894.


A chave para abrir esta caixa consiste em deslizar os lados, porém, quanto mais você precisa deslizar, mais complicado fica de abrir. Uma fácil pode ser aberta com apenas quatro deslocamentos e pode ir até 72 movimentos. Há também aquelas que é preciso deslizar 125 vezes para abrir. Imagine que você mantenha sua joias em uma Himitsu Bako e precisa deslocar 75 vezes, cada vez que você precise tirar um anel? Um pesadelo...

Como você desliza essa caixa? É mais fácil ver do que explicar.

Assista ao vídeo a seguir para ver como se abre este quebra-cabeças:
.
Esta é um outro tipo de caixa, mais pequena e é preciso uma técnica diferente para abrir. Você consegue adivinhar?


Dica: Você pode abrir com apenas um movimento.


A resposta está neste vídeo. Fácil, né?
.
Quando você visitar Hakone, talvez valha a pena conferir o Hakone Yosegi Zaiku. As peças são feitas à mão e com qualidade. Talvez para presentear alguém especial ou para si mesmo. São belos artesanatos de madeira.

Impossível não associar as caixas desta postagem, com a lenda urbana da amaldiçoada Kotoribako...

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário