quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Vila Histórica de Masouleh

A aldeia de Masouleh está localizada na província de Gilan, no Irã, no alto de uma montanha densamente arborizada a cerca de 60 quilômetros para o interior do mar Cáspio. Eternamente coberta de névoa, que mal deixa a aldeia, Masouleh é um espetáculo incrível: uma série de casas construídas em uma ladeira, de tal forma que o pátio de cada casa, está no piso superior de uma outra casa.

Masouleh fica a cerca de 1.050 metros acima do nível do mar, mas o alcance de elevação varia mais de uma centena de metros na vila. Devido a isso as casas são construídas em terraços escalonados e estão interligadas. O terraço de cada casa funciona como o pátio da casa acima. Em alguns casos, vias públicas são dispostas ao longo de telhados interligados.

Devido à sua disposição exclusiva, Masouleh não permite quaisquer veículos a motor entrando nas pequenas ruas e muitas escadas tornam impossível que veículos operem na vila. Arquitetura peculiar de Masouleh, pode ser comparada, em alguma medida à aldeia de Ghadames na Líbia, onde os telhados interligados criam uma rede de passagens.

Os edifícios da aldeia são em sua maioria de dois andares e feitos de adobe, hastes e troncos. Entre essas casas, há corredores sinuosos estreitos que levam ao nível superior da cidade. Tendo em conta que estas casas antigas são feitas principalmente de barro e madeira, é realmente incrível que os telhados também posam servir como calçadas e passarelas. Além disso, eles estão constantemente expostos ao desgaste do tempo; como temporais e montes de neve.

Devido à sua localização elevada, o clima de Masouleh é diferente do resto do Irã, que é quente e seco. Aqui, o ar quente e úmido soprando do sudoeste a partir do Mar Cáspio, é bloqueado pelas montanhas Alborz, criando fortes chuvas e neblina no lado do mar das montanhas. A precipitação abundante gerou densas florestas e rios jorrando na área.

A primeira vila de Masouleh foi estabelecida há mais de mil anos, a 6 km a noroeste da aldeia atual e é chamada de Antiga Masouleh. Masouleh uma vez havia sido a Rota da Seda da região de Gilan e pessoas de longe e de perto se reuniam ali para negociar mercadorias, no entanto, nos últimos tempos há menos sinais dos jovens e velhos vendendo bonecos e meias coloridas nos becos de Masouleh. As pessoas migraram de uma vez este comércio ao centro comercial devido ao desemprego e falta de renda. Recentemente, Masouleh está se tornando um destino turístico popular.