quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Armas Nucleares Portáteis


Em 1997 Alexander Lebed causaria grande comoção mundial ao mencionar a possibilidade viável de construir armas nucleares capazes de serem carregadas por uma só pessoa (e a possibilidade da Rússia ter "perdido" algumas armas nucleares miniaturizadas, com a dimensão de uma maleta...), enquanto que a simples vista aquilo era uma declaração alarmista, o cargo de Lebed como Assessor de Segurança Nacional da Rússia e seu conhecimento profundo dos sistemas de armamento soviéticos fez com que seus argumentos fossem levados a sério pela comunidade internacional.



Existem dois exemplos de armamentos nucleares considerados como "portáteis". O primeiro é denominado H-912 e se trata de uma mochila cilíndrica de 40×60 centímetros e pesando 68 quilos com um dispositivo nuclear do tipo Mk-54, capaz de gerar um sub-quiloton de liberação energética. Só existem 300 no mundo, construídas em 1989 pelo Exército dos Estados unidos como ferramenta de último recurso ante uma invasão soviética à Europa ocidental no qual, por motivos não previstos, o uso de mísseis fosse pouco viável.


Não obstante, o segundo exemplo é o mais alucinante de todos: o M-388, mais conhecido como Davy Crockett. A arma, desenhada na década do 50, tinha o objetivo de aniquilar formações de invasores soviéticos na Alemanha ocidental. Sua tarefa não era a de exercer grandes danos sobre o inimigo, mas sim, freá-lo e conseguir dar 48 horas à OTAN para se agruparem e lançarem um contra-ataque.


Também construído a partir de uma ogiva Mk-54, o mesmo era lançado a 2 km de distância mediante um rifle a pistão de 104 mm ou a 4 km de distância mediante um rifle similar mas de 155 mm. Tecnicamente, uma equipe de 3 homens armados com um dispositivo M-388 podia ter o mesmo efeito sobre forças soviéticas que 1 batalhão com apoio motorizado.
Apesar do Davy Crockett ter sido extensamente testado, a arma nunca foi utilizada em combate.

Este filme de treinamento mostra como desarmar, definir seus temporizadores e armar a "mochila nuclear":


..
Davy Crockett:

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário