sábado, 2 de agosto de 2014

Bar Será Inaugurado para Pacientes em Hospital Francês

Um bar de vinhos abrirá suas portas em setembro próximo, no serviço de terapia paliativa de um hospital de Clermont-Ferrand (centro da França), com o objetivo de "animar a vida quotidiana difícil dos pacientes", informou o estabelecimento.

O objetivo desta iniciativa, é "re-humanizar a vida dos pacientes fazendo mais agradável seu cotidiano e dando-lhes além disso, o prazer de convidar e de serem convidados", declarou à AFP a chefe do serviço de terapia paliativa do Hospital Universitário Clermont-Ferrand, a doutora Virginie Guastella.

Os pacientes em terapia paliativa "não estão todos em fase terminal", frisa a doutora. Mas "com frequência perderam o 'gosto' e muitos 'são anoréxicos', no qual, dar de beber a eles um vinho de má qualidade seria 'uma heresia'", agrega.

A abertura do bar de vinhos permitirá também às famílias dos pacientes passarem com eles momentos agradáveis de intercâmbio "em um espaço elaborado medicamente".
"É um pequeno detalhe, mas pode fazer toda diferença", explica a médica, ressaltando a importância de "melhorar a qualidade de vida dos pacientes".

Uma adega está prevista para conservar "as garrafas de vinho, bem como champanhe, uísque e cerveja", indica a doutora Guastella, que espera poder propor "bons vinhos, como o Pomerol" aos pacientes e a seus visitantes.
O hospital já recebe muitos donativos de patrocinadores e a adega já está sendo abastecida.

Fonte Fonte