sábado, 2 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #01 - Por que as bolas de tênis tinham cabelo humano dentro?

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook


Quantos litros de gasolina podem ser obtidos de um barril de petróleo?

Depende do tipo de petróleo. Os crus chamados leves (baixa densidade) têm maior rendimento ao passar pelo processo de refinação. Também depende do tipo de refinaria.

Por isso, nessa indústria, para medir quanto pode ser obtido, se fala de um intervalo de produção, que no limite superior de produtividade considera condições ótimas para a produção de gasolina. Para obter um litro de gasolina é preciso entre 2,4 e 2,8 litros de petróleo cru.

No mercado internacional, um barril equivale a 42 galões de fluído, isto é, 158,98 litros. Se fazemos o cálculo, vemos que de um barril de petróleo podem ser extraídos entre 56,7 e 66,24 litros de gasolina comercial.


É verdade que o sachê de chá foi inventado por acaso?

Sim. Quando o chá começou a chegar ao Reino Unido no século XVII, era jogado na chaleira e depois coado. Mais tarde começaram a usar bolas de metal com buracos.

O sachê não apareceu até que, nos primeiros anos do século XX, o importador norte-americano Thomas Sullivan decidiu enviar aos seus clientes, amostras de chá em bolsinhas de seda como envoltório. Os que receberam pensaram que assim estavam prontas para serem usadas.






É verdade que os Beatles deixaram um filme sobre "O senhor dos anéis" pela metade?

Não, não chegaram a começar. Ia ser dirigido por Stanley Kubrick e pretendiam colocar números musicais na produção. Parece que Tolkien não gostou da ideia...
.
.
.
.


Segundo um estudo recente de arqueólogos britânicos...

...Stonehenge é um dos maiores cemitérios da Grã-Bretanha do período Neolítico. Suas pedras foram erguidas como uma maneira de homenagear os mortos.

O arqueólogo britânico Mike Parker Pearson estima que há cerca de 240 pessoas enterradas no local.

Foram descobertos também 56 pontos de cremação.


É verdade que na escritura japonesa, as palavras não são separadas por espaços?

De fato, na escritura japonesa tradicional escreve-se da esquerda para à direita e sem espaços nem símbolos tipográficos. Combinam várias escrituras e alternam kanjis (herdados do chinês) com hiragana e katakana (Silabários simples), e é desse modo que, quem conhece a combinação de várias palavras, sabe onde começam umas e onde terminam outras.


Por exemplo, se sabe que o verbo sempre está ao final da frase, de modo que aí há um espaço e, para a leitura, uma pausa. No entanto, em alguns meios de comunicação atuais, bem como nos mangás, há a inclusão de alguns sinais de pontuação ocidentais, como os pontos de interrogação e exclamação.


Por que as bolas de tênis tinham cabelo humano dentro?

Porque era um recheio flexível e leve para as primeiras bolas inventadas.

Efetivamente, durante uma restauração da Abadia de Westminster (Londres) foram achadas bolas de tênis procedentes do papado de Leão X (século XV) recheadas com cabelo humano. Mas o mais frequente, era que a bola estivesse recheada de lã de ovelha ou de cabra, encapsulada em pele de estômago animal, e fechada com um fio grosso de linha.

Até 1870 não havia nascido o conceito de bola atual, de borracha vulcanizada e pressurizada, criada pelo fabricante de pneus Charles Goodyear.


Por que os mergulhadores se jogam de costas na água quando estão na lancha?

Há várias razões. A primeira é que, caso se lançassem de frente, a inércia do cilindro de oxigênio poderia atingir o pescoço, a cabeça ou as costas.

Caso se lançassem de cabeça, como um nadador qualquer, receberiam o primeiro impacto na cara, e assim, o regulador (Válvula) de respiração e a máscara poderiam sair. Isso obrigaria a voltar à superfície para reposicionar todo o equipamento.

Ainda assim, se a zona de imersão é pouco profunda ou desconhecida, aconselha-se a saltar de pé ou em uma posição semelhante a sentada, para se manter mais orientado caso encontre algum obstáculo.