domingo, 3 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #02 - É verdade que existiu uma criança criada por avestruzes?

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook


É verdade que a tartaruga marinha existe há cerca de 150 milhões de anos?

SIM! Esses bichos passam a maior parte de sua vida debaixo d´água. Os machos só tocam o solo quando nascem: eles eclodem de seu ovo na praia e caminha em direção ao mar para nunca mais voltar. As fêmeas voltam para pôr de 50 a 200 ovos em buracos na areia, anualmente. Elas são extremamente fiéis ao seu local de nascimento e não fazem ninhos em outros lugares.

Via: MundoEstranho


Em que consiste o Kriegspiel que jogava Steve Jobs?

É uma variante do xadrez em que cada jogador só sabe que movimentos ele faz, mas não os movimentos que realiza o oponente.

Por isso há três tabuleiros e um árbitro, que vigia para que os movimentos sejam legais. Além disso, ele dá ligeiras pistas em voz alta do que cada um faz, principalmente se um dá xeque aos reis do outro, ou se come alguma ficha e acrescenta se foi para adiante, em diagonal... e em qual quadrante foi (A1, por exemplo).

Os jogadores podem fazer certas perguntas predeterminadas ao árbitro para se orientar.


De que tamanho é o menor satélite que existe?

Os mais pequenos em funcionamento foram lançados pelo Canadá em 2013: dois nano-satélites telescópios chamados BRITE. Como podem ver na imagem, o satélite é bem pequeno, onde cada lado possui 10 cm e pesam 7 quilos cada.
Mas se incluirmos protótipos, a NASA pôs em órbita em abril de 2014, três satélites feitos a partir de telefones celulares para provar seus possíveis usos em comunicações e sua resistência no espaço.

Via: nbcnews.com


Qual foi a primeira novela de toda a história?

A UNESCO menciona Genji Monogatari, escrita pelo ano de 1005 pela japonesa Murasaki Shikibu. É um relato sobre a conduta e a vida de um príncipe, em 54 capítulos.

Via: jp.wikipedia.org





Se sabe onde estão os braços da Vênus de Milo?

Sim e não... Em 1965, o jurista Ahmed Rechim reclamou para Turquia a propriedade da estátua, já que a ilha de Milo (Milos ou Melos) pertencia ao Império Otomano em 1820, quando a escultura foi encontrada.

No processo contra o Museu do Louvre, acrescentou estes dados:

"Também estão enterrados os braços da Vênus e o local do enterro só o conhecem três famílias turcas que transmitem o segredo de geração em geração. Mas esses braços não verão à luz até que a Vênus se reintegre à nossa pátria".

Via: es.wikipedia.org


Por que o Ano Novo chinês vai mudando de data?

Pela mesma razão que nossa Páscoa nunca é no mesmo momento: porque depende do calendário lunissolar. A data do Ano Novo chinês é calculada para que caia na segunda lua nova depois do solstício de inverno boreal (hemisfério norte).

Este solstício acontece em 22 de dezembro, próximo do nosso Natal e das antigas celebrações celtas. A segunda lua nova ocorre entre 30 e 59 dias após esse dia 22, de modo que o início do ano pode ser dado entre o dia 21 de janeiro e o dia 21 de fevereiro.

Neste ano de 2014, especificamente, foi no dia 31 de janeiro, e deu entrada ao ano chinês do cavalo.

Via: en.wikipedia.org


É verdade que existiu uma criança criada por avestruzes?

Sim. Um menino viveu em um bando de avestruzes no Saara Ocidental, por volta de 1910 (A história foi contada por Sidi Mohamed em 1945). Sua mãe teria escondido o menino ainda bebê mas não conseguiu reencontrá-lo.

Os pais adotivos, levaram o menino ao seu ninho e tomaram conta dele. Por dez anos, ele ficou com as aves e sobreviveu comendo grama e aprendendo como correr.

À noite, os dois avestruzes estendiam uma asa sobre ele como abrigo. O garoto foi encontrado por caçadores e devolvido aos pais.

Via: nlb.gov.sg