terça-feira, 5 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #05 - Desde quando a maçã é o fruto proibido?

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook


A Austrália foi colonizada com presidiários?

Sim, em parte. A primeira "colônia penal" foi fundada pelo capitão inglês Arthur Phillip em 1788, desembarcando no que hoje é Sidney com 752 presos e 252 soldados e suas famílias. Em 1790 e 1791 chegaram mais barcos.

Os presidiários isentavam suas penas trabalhando em indústrias e negócios dos cidadãos livres para finalmente serem libertos. Até 1868, 82 navios levaram à Austrália, 162.000 homens e mulheres.


Por que os cães latem e os lobos não?

Os lobos latem, mas não com tanta frequência e com funções um tanto diferentes. Eles latem principalmente quando estão em matilha e percebem algum perigo. As demais ocasiões (poucas) são em grupo, para se comunicarem; por exemplo, latem vários ao mesmo tempo quando vão começar uma busca ou caça de alimento. Outras vezes, um lobo macho ladra para atrair a atenção de uma fêmea.

Via: binghamton.edu


Ultimamente, as pessoas parecem que gostam de mandar coisas à estratosfera...

A tecnologia que permite levantar um balão de hélio e fazer fotografias estratosféricas, já está ao alcance de quase qualquer um, de modo que tem gente se divertindo fazendo voar objetos dos mais insólitos.

Azuma Makoto é um artista japonês que trabalha com plantas e há alguns dias enviou o bonsai da imagem e um elaborado ramo de flores até uma altura de 28 km. O bonsai é um pinheiro de 50 anos e ascendeu durante 1 h e 40 minutos. Após a queda, foram recuperadas as câmeras e outros elementos, mas o bonsai e as flores não foram encontrados. Post aqui no curionautas.com.br


O que é mais duro, um osso ou um exoesqueleto?

Em proporção, um exoesqueleto como o que têm os gafanhotos, os escaravelhos e os caranguejos, é mais duro que ossos. Aproximadamente, a cutícula, que é o material de que estão feitos esses esqueletos externos, tem o dobro de resistência que um osso humano.

O último cálculo preciso foi realizado pelo Trinity Centre for Bioengineering de Dublín (Irlanda). A diferença reside em que, enquanto os ossos das extremidades inferiores humanas contam com estruturas tubulares com paredes relativamente grossas, as extremidades dos insetos e dos caranguejos apresentam paredes bem mais finas em relação ao seu raio.

As espécies dotadas de esqueleto externo tiveram um grande sucesso evolutivo graças a que a cutícula forma uma camada ideal para resistir a forças de flexão e compressão.


É verdade que as vacas se orientam como os pombos-correios?

Sim, embora não esteja claro o mecanismo. Cientistas alemães que revisavam imagens aéreas, perceberam que as vacas que apareciam descansando, costumavam alinhar seu corpo em um eixo norte-sul. Depois revisaram fotos do mundo todo e confirmaram que se orientavam ao norte ao pastarem, como se tivessem uma bússola interna, como as aves migratórias e os pombos-correios. Estas espécies se orientam pelo magnetismo em suas células; e algumas, no bico.

Via: news.bbc.co.uk


É verdade que demora muito em vestir um traje espacial?

Até 45 minutos eram necessários nos primeiros modelos da década de 1960. Agora, o tempo de "instalação" fica em torno de meia hora. Um traje de missão, que pesa aproximadamente 50 quilos, é algo como "uma loja de ferragens portátil", como disse um tripulante das missões da NASA. De todos modos, os astronautas somente precisam estar vestidos na decolagem, na aterrissagem e claro, nos "passeios" espaciais. Entre outros componentes, a vestimenta incorpora uma fonte de oxigênio, um sistema de comunicação e uma bolsa onde depositar os resíduos fisiológicos.

Na imagem, um traje da missão Skylab 3, de 1973.


Desde quando a maçã é o fruto proibido?

A palavra tappuach, "maçã" em hebraico, aparece várias vezes na Bíblia, mas não para referir ao fruto proibido. Foram os artistas da Idade Média quem representaram o fruto proibido como uma maçã, imagem que cobrou tanta força durante a Renascença que ainda temos a imagem de Eva mordendo uma maçã.

Tanto os pintores como os escritores aceitaram esta representação e com isso substituíram qualquer iconografia católica anterior. O Museu do Prado guarda uma amostra do resultado na obra Adão e Eva, assinada por Albrecht Dürer e datada de 1507.