terça-feira, 5 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #06 - Como é o fenômeno dos fogos fátuos?

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook




É verdade que os cervos se camuflam com ramos?

Não. O caso da foto é extremo, embora seja verdade que às vezes, ramos e matagais se engancham na galhada. Mas é uma consequência não intencionada em sua ânsia por mostrar poder em época de ciúme.

Muitas vezes, os machos quebram a vegetação para demonstrar sua força, em consequência da qual, sofrem esses enredos. A verdade é que o resto dos machos sabe que isso é produto de poder e muitas vezes fogem ao vê-lo.

Via: dailymail.co.uk


Todos os planetas possuem quatro estações?

Nem sequer em todos os lugares da Terra há quatro estações. Essa é uma caraterística das latitudes médias dos hemisférios norte e sul.

As estações se produzem porque a rotação do nosso planeta e a revolução ao redor do Sol acontecem em planos diferentes (na Terra, com 23,5º de diferença, chamada "Obliquidade da Eclíptica"). Quase igual a Marte (25º), que também tem estações em suas latitudes e cujas calotas polares têm um processo estacional similar e em Saturno (26,7º) e Neptuno (29,6º).

Mercúrio, Vênus e Júpiter têm obliquidades menores de 3º. E Urano, para complicar a coisa, é torto, de forma que suas estações variam muito.


Como é o fenômeno dos fogos fátuos?

Acredita-se que são restos orgânicos em descomposição que produzem gases (metano e fosfina, principalmente) que, em contato com o oxigênio, podem provocar combustões efêmeras em forma de luzes tênues e que são visíveis ao cair da tarde ou pela noite.

Acontecem principalmente em zonas pantanosas e em cemitérios, por razões óbvias. Mas não há unanimidade na explicação científica deste fenômeno, o que deu lugar a muita lenda popular, como a do Hada Morgana (Itália) e a seu aparecimento em livros de Saramago e Goethe, por exemplo.

Via: en.wikipedia.org


O portal xintoísta sob um viaduto

O portal nifty registrou esta singular imagem de um templo sob um viaduto no japão.

Devido a que se trata de um venerável santuário, não foi possível mudá-lo de lugar ao construírem o viaduto.
O templo está localizada próximo da estação Mikage da linha Hanshin, província de Hyogo.

Como podem notar pela imagem, o portal dá acesso ao templo e ao seu redor, há diversas estabelecimentos comerciais.

Via: portal.nifty


É verdade que um avião pode arquear suas asas até que fiquem quase na vertical?

Quase. Um exemplo recente, o fabricante de aviões Boeing difundiu em 2010 o teste de resistência de seu novo modelo 787 Dreamliner. O modelo foi submetido (em terra) à forças que excediam em 150% as circunstâncias mais adversas que pode enfrentar um avião em voo real.

No teste, a ponta da asa foi elevada em 7,6 metros e mesmo assim, não quebrou. Os protocolos desse teste, chamado ZY997, servem para medir a resistência das asas e passar os controles de qualidade internacionais. Todas as companhias possuem mecanismos especiais para arquear as asas neste tipo de provas.

Via: boeing.com


De onde vem o mito de que as cegonhas trazem os bebês?

Não está muito claro se a literatura foi a primeira em estender ou se foram as lendas populares. O escritor Hans Christian Andersen (1805-1875) em seu conto As Cegonhas, já falava de como estes animais traziam a uma mãe mais filhos para repor a morte de outro.

Mas há uma lenda anterior à conquista da América (embora depois tenha se estendido a esse continente) que fala de um casal de cegonhas que voltam ao telhado de uma casa justo no dia que nasce um bebê.

Outro elemento que ajuda a esta crença ,é que as cegonhas fazem seus ninhos perto de lareiras porque são quentes e antigamente, acendiam especialmente se haviam recém nascidos.

Via: todayifoundout.com