terça-feira, 5 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #09 - É verdade que a barbatana de tubarão não é afrodisíaca e faz mal para a saúde?

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook



A Alemanha poderia ter uma bomba atômica durante a segunda guerra mundial?

Sim. Em 1941 o físico alemão Fritz Houtermans propôs construir uma pilha de urânio para fabricar elementos que pudessem ser utilizáveis como explosivos atômicos. Naquela época Fritz era muito jovem e seus superiores ignoraram a proposta.





Qual é a piscina mais profunda do mundo?

Chama-se Nemo 33, possui 33 metros de profundidade e está em Bruxelas (Bélgica). Dentro, conta com abismos, porque está planejada para treinamento de mergulhadores e espeleo-mergulhadores.

A zona com forma de cano que se vê na foto, tem seis metros de diâmetro e a piscina completa comporta 2,5 milhões de litros d'água. A obra, por sua complexidade, iniciou no 2000 e foi concluída no ano de 2008.



É verdade que o cavalo de uma estátua conta como morreu o seu cavaleiro?

Nem sempre. Dizem que se o cavalo tem duas patas no ar, a pessoa morreu em combate, se uma das patas frontais está no ar, foi por feridas em combate e se tem as quatro patas no chão, faleceu por causas naturais... Mas por exemplo, isto não foi cumprido em algumas estátuas como a de Carlos IV, Felipe III e Francisco Pizarro.






É verdade que a água tônica foi inventada como vacina?

Vacina contra o paludismo (malária). Na verdade, já se sabia que a quinina curava a doença e o que fizeram os colonos ingleses da Índia, foi misturar com água carbonatada que lá era consumida, para a fazer mais suportável (a quinina é amarga).

Acredita-se que esta substância evita que o parasita plasmodium metabolize a hemoglobina do glóbulo vermelho, ou consegue que este acumule hemoglobina parcialmente metabolizada em seu organismo.




Por que dizem que Marco Pólo inventou todas as suas viagens?

Alguns historiadores não encontram explicação do por quê o mercador, depois de uma viagem de 24 anos, não mencionou a Grande Muralha, os palitos nem o chá verde, coisas que chamaram muito a atenção de viajantes posteriores.

Além disso, suas menções a palácios de ouro maciço, pérolas vermelhas gigantes e cães com cabeças de homens são claramente invenções. Marco Pólo adulterou seus relatos, mas sua descrição detalhada de costumes orientais e técnicas militares parece demonstrar que de fato esteve no oriente durante vários anos.


É verdade que a barbatana de tubarão não é afrodisíaca e faz mal para a saúde?

Sim. Na Ásia virou moda tomar sopa de tubarão sob a propaganda de que sua carne teria propriedades afrodisíacas, não só não foi demonstrado como também está descartado por muitos estudos.

É ainda mais, uma análise exaustiva da composição química das barbatanas de sete espécies diferentes de tubarões, deu como resultado uma alta concentração da neurotoxina BMAA em todas elas.

A proporção é similar à que se encontra em cérebros com a doença de Alzheimer e a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). De modo que seu consumo é até perigoso. A descoberta foi feita Departamento de Neurologia da Universidade de Miami (EUA).