quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #10 - É contagiosa a capacidade de autocontrole?

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook


O choro dos bebês varia segundo sua nacionalidade?

Ao gravar e analisar a 60 recém nascidos de famílias francesas e alemã, pesquisadores da Universidade de Würzburg na Alemanha, revelaram que o tom no choro varia segundo o idioma de seus pais, pois preferem as pautas sonoras típicas de um idioma que ouviram durante sua vida fetal.




Higiene demais pode danificar as defesas de uma criança?

Uma investigação da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, publicada em 2009, revelou que bebês criados em condições de higiene excessiva, se tornavam adultos com sistemas imunológicos menos eficientes para ativar mecanismos inflamatórios, necessários no combate de doenças infecciosas.




Os espermatozoides montam equipes?

Só quando são do mesmo macho, pelo menos em algumas espécies de ratos. Nas fêmeas que se juntam com múltiplos machos, os grupos de espermatozoides unem forças para vencer os seus competidores, segundo a descoberta de cientistas da Universidade de Harvard.









É contagiosa a capacidade de autocontrole?

Sim, e infelizmente a de perder o controle também. De acordo com experimentos realizados por psicólogos da Universidade da Georgia, ver ou inclusive pensar em alguém dono de si, pode diminuir o risco de que nos comportemos como cópias do pato Donald. O efeito é tão notável que o simples fato de observar em uma tela durante 10 milissegundos o nome de alguém famoso por seu autocontrole, ou a falta dele, é suficiente para influenciar no comportamento dos voluntários.






Dá para comprar uma estrela?

A União Astronômica Internacional, que é a autoridade mundial para nomear os corpos celestes, adverte que serviços oferecidos por muitas companhias, não têm validade formal ou oficial; são charlatanismo puro e por isso, dá o alerta: Não se deixe enganar ao ver anúncios para promover a venda de estrelas...
incrível não?






Até que profundidade os peixes podem viver?

A maioria habita uma zona chamada eufótica, que chega a uma profundidade de 200 metros, mas em 2008, um grupo de cientistas na Universidade Britânica de Aberdeen explorava com um submergível uma fossa marinha no Japão, quando acharam a uma profundidade de 7.7 quilômetros, uma colônia de Pseudoliparis amblystomopsis nadando tranquilamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário