quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #11 - Qual é o país em que vivem mais tigres de bengala?

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook



As centopeias realmente têm cem patas? 

Parece que nunca apareceu um exemplar que tenha esse número exato. De fato, a quantidade de patas varia entre 15 e 191 pares.











As avestruzes enterram a cabeça ante o perigo?

Foi o historiador romano Plínio, o primeiro viajante que viu estes animais e quem criou este mito. Mas na verdade, o que fazem não é se ocultarem dos intrusos, mas sim, cavar com seus bicos os buracos que servirão de ninhos para seus ovos.





Existem mais de três estados da matéria? 

Todos aprendemos na escola aquela coisa de sólido, líquido e gasoso. Mas os esquemas foram quebrados quando os cientistas descobriram um quarto: o plasma. Atualmente há quinze estados, somando aos já conhecidos, outros de nome ribombante, como perfil de ionosfera, condensado de Bose-Einstein... Embora alguns deles só foram detectados em condições experimentais extremas.


Qual é o país em que vivem mais tigres de bengala? 

A Índia parece uma resposta evidente, mas não é correta.
Há um século, na pátria de Gandhi, podiam viver 40.000 espécimes, mas atualmente só restam aproximadamente 4.700. No entanto, os Estados Unidos se converteu na nova pátria desse predador, já que 12.000 tigres vivem repartidos entre os zoológicos públicos e privados.




Marte não é vermelho?

Poderia ser marrom, laranja ou amarelo, porque realmente ainda desconhecemos a autêntica cor de sua superfície. O que sim se sabe é que o aspecto avermelhado que apresenta ao se ver pelo telescópio, se deve à acumulação de pó em sua atmosfera.







Dormir rodeado de plantas não é perigoso? 

De noite, os vegetais consomem oxigênio e libertam dióxido de carbono, que é prejudicial para a saúde. Mas liberam em quantidades tão pequenas que seria preciso dormir rodeado de uma autêntico pomar em um local hermeticamente selado para que fosse nocivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário