quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #12 - Por que usam a contagem regressiva ao lançar um foguete?

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook



Quem criou o crocodilo de Lacoste?

Robert George desenhou o animal para que fosse bordado sobre a jaqueta que o tenista René Lacoste (1904-1996) levava nas pistas. O esportista foi apelidado como "o crocodilo" a raiz de uma aposta: o capitão da equipe da França da Copa Davis lhe prometeu uma mala de crocodilo se ganhasse uma partida crucial. E ganhou.



Por que os pelos se eriçam?

Quando os mamíferos se vêem acuados, entram em funcionamento os músculos eretores dos cabelos, que são os que determinam que a penugem se arrepie e o animal pareça maior e mais feroz.







O morango é mesmo uma fruta?


É uma parte modificada do caule. Os frutos são os grãozinho colados em sua superfície. Ou ainda mais precisamente:
Morango (Fragaria) é considerado, na linguagem vulgar, como o fruto vermelho do morangueiro, da família das rosáceas. No entanto, em termos científicos não se pode considerar um fruto já que é constituído pelo receptáculo da flor original (composta), em volta do qual se dispõem os frutos (as sementes são visíveis sob a forma de grainhas).

Via: wikipedia.org



Por que usam a contagem regressiva ao lançar um foguete?

E por que não adiante? A culpa é do diretor de cinema alemão Fritz Lang, quem em seu filme "Uma mulher na Lua" (1928), decidiu contar de dez a zero no lançamento de uma nave espacial, para aumentar a tensão dramática. A ideia em seguida se popularizou, até o ponto de que ninguém questionou esta maneira quando puseram em órbita o Sputnik, em 1957. Hoje, a contagem regressiva é realizada em todos os lançamentos espaciais.



Onde nasceu a maionese?

Nas ilhas Baleares. Em Maó (em castelhano Mahón) e daí recebe seu nome. Contam que Armand Jean du Plessi, cardeal e duque de Richelieu (1585-1642) e primeiro-ministro de Luis XIII, exigiu comer ntão logo aportasse à costa de "Mahón" em 1756. Ante a impossibilidade de lhe oferecer um prato bem elaborado, seu cozinheiro misturou os ingredientes que tinha mais à mão e os bateu até lhes dar a consistência.



A água do mar provoca mais sede?

Sim, porque só podemos produzir urina com uma concentração de sal de 2%, e o mar tem um 3%. Se bebêssemos água salgada, os rins teriam que empregar água de nosso próprio organismo para diluir esse sal extra.