domingo, 10 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #17 - É possível uma pessoa construir uma casa com só 533 Reais?

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook



Que animal pode escolher o sexo de seus descendentes?

Por incrível que pareça, segundo um estudo realizado por Pesquisadores da Universidade de Sheffield (Reino Unido) e da Universidade de Múrcia, as porcas têm a capacidade de distinguir o sexo dos espermatozoides com os quais foram inseminadas para influenciar inconscientemente no sexo de seus filhotes.

Por agora, o estudo não é mais que uma hipótese que ainda precisa ser confirmada, mas os cientistas encontraram envidências de que

 "os espermatozoides, que transportam um cromossomo X ou Y, poderiam modular uma resposta do oviduto (das trompas de Falópio) mediante uma expressão genética diferenciada".

Por isso os pesquisadores consideram que esta hipótese "por si só incrível e de grande importância científica e evolutiva", de modo que apostam em seguir analisando para entender como as porcas conseguem. Desvendando esse mecanismo, suas aplicações poderiam ser muito importantes, já que permitiria melhorar o rendimento na pecuária e talvez mude a forma de ver o âmbito reprodutivo humano e animal.

Via: agenciasinc.es



Qual é o país do mundo que mais dorme?

Todo ser humano precisa de uma média de 6 a 8 horas de sono diário para poder levar uma vida saudável, embora os costumes culturais e sociais também condicionem esse hábito.

Segundo um estudo elaborado pela pesquisadora Kimberly Fisher da Universidade de Oxford (Reino Unido), a média mundial é de 8 - 8,5 horas semanais e os europeus são os que mais tempo dedicam dormindo, especialmente os búlgaros e os franceses. Estes dormem quase 9 horas apor dia, ante as 8,6 horas dos letões. Enquanto, os japoneses e coreanos figuram como os menos "dorminhocos" do mundo, já que unicamente dedicam 7,6 das horas que tem no dia para o descanso do corpo e da mente.




É verdade que existem implantes de barba?

Existem homens que dizem pertencer a uma subcultura alternativa que fogem das máquinas de barbear e das lâminas porque afirma que sua barba potencia sua virilidade e lhes dá um toque "moderno".

No entanto, nem todos os homens podem ter uma barba cerrada e frondosa, assim que não poucos tomam a decisão de passar por clínicas de estética para implantar cabelos nas suas bochechas, queixos e na parte de cima do pescoço.

O primeiro em fazer um transplante de barba foi o doutor Bassan Fargo em 1996, na sua clínica no Reino Unido. Afirmando que inicialmente, era uma opção "para ocultar cicatrizes". Mas agora, garante que "muitos homens chegam por uma mera questão de moda".

Assim, destaca que agora faz um ou dois implantes de barba por mês, embora os implantes de cabelo de cabeça, seguem superando em número, com 25 a 30 mensais.



É possível uma pessoa construir uma casa com só 533 Reais?

Pelo menos no Reino Unido, sim. Assim demonstrou o fazendeiro britânico Michael Buck, quem edificou uma cabana no terreno de sua propriedade, situado próxima de Oxford.

Este ex-professor de 59 anos decidiu construir sua nova casa em apenas 8 meses e sem a ajuda de nenhum tipo de ferramenta elétrica.

Para isso edificou as paredes usando uma mistura de areia, palha, argila e esterco de vaca; além de outros objetos como para-brisas de caminhão para fazer as janelas e trinques.

O lar conta com uma cozinha, um sala de jantar e uma cama situada em um espaço elevado a meia altura. Além disso, também inclui um encanamento que leva água de um minadouro natural próximo; enquanto que o poço situado na entrada, serve como geladeira.

Quanto ao banheiro, Buck criou uma latrina coberta de palha que está situada atrás da casa. Tudo isso por 150 libras esterlinas, o equivalente a 176 euros (Ou 533,87 Reais).

"Eu quis desafiar as hipotecas, demonstrar que as pessoas não precisam trabalhar toda sua vida para pagar um empréstimo. Tudo o que se precisa para ter uma casa, é dispor de um terreno para sua construção" afirmou o criador deste peculiar lar.

Para ver mais fotos da casa de Buck, visite o seu blog.






É verdade que a comida fica contaminada, imediatamente após cair ao chão? ("Regra dos 5 segundos")

Estamos ante um bocado de nossa comida favorita, mas justo quando vamos levá-la à boca acontece o desastre: Cai no chão! Nos apressamos em pegar de volta, mas nos assola uma dúvida cruel...

A "regra dos 5 segundos" realmente funciona?

Esta situação que propomos, com certeza deve ter acontecido com todo mundo em algum momento, portanto, a pergunta é uma das mais habituais. Por isso Anthony Hilton, professor de Microbiologia da Universidade de Aston, realizou um estudo com o objetivo de descobrir quanto tempo demora um alimento em se contaminar depois de cair no chão.

Depois de trabalhar com massas, bolachas, torradas e balas em situações que essas comidas caíam sobre pisos com azulejos, laminados e tapetes, Hilton concluiu que o tempo é um fator chave para que as bactérias como a E.Coli e Staphylococcus aureus se apoderem do alimento. Ao que parece, esses microrganismos costumam demorar vários segundos em chegar à comida e a recomendação é ser rápido na hora de recuperar o que caiu.

Via: aston.ac.uk



Qual é o esmalte de unhas mais caro do mundo?

Há mulheres que estão dispostas a gastar uma fortuna para conseguir uma magnífica manicure, assim que um afamado joalheiro de Los Angeles (EUA) teve a ideia no final de 2012, de criar o esmalte de unhas mais caro do mundo.

Chamado "Azature Black Diamond", esse produto é o primeiro esmalte de unhas que integra 267 quilates de diamantes negros e por isso, seu preço chega até os 250.000 dólares (Precisamente 758 mil e 331 Reais). A razão do seu preço (além de conter pó de diamante), está na sua exclusividade, já que foi fabricado apenas uma unidade do esmalte.

Via: huffingtonpost.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário