segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #18

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook





É verdade que existe uma pizza que não vence a validade em três anos?

A pizza é um dos alimentos mais consumidos pelos soldados norte-americanos e por isso, um laboratório militar de Massachussets trabalhou para criar uma versão dessa receita italiana que não vença a validade. Assim, conseguiram uma pizza que pode ser guardada empacotada durante três anos sem que perca suas propriedades e seu sabor, de modo que continue sendo comestível.

Para obtê-la, cientistas tiveram que lutar para resolver o problema da umidade do molho, do queijo e dos demais ingredientes, impedindo que cheguem à massa da pizza, o que poderia gerar o crescimento de bactérias e mofo. A solução que encontraram foi empregar substâncias como açúcar, sais e xaropes capazes de reter esta umidade durante um longo tempo.

Assim, conseguiram uma pizza que mantém o seu sabor intacto, embora com a ressalva de que não pode ser comida muito quente e não é tão crocante como as recém feitas. Com isso, querem fazer com que os soldados norte-americanos se sintam como em casa apesar de se encontrarem a milhares de quilômetros de distância. No futuro, pode ser que esta pizza "Imperecível" faça muito sucesso.


Via: rt.com




Pode um homem sem experiência aterrissar um teco-teco?

O cinema, em numerosas ocasiões, propôs a situação de um voo que fica sem piloto e precisa de um intrépido passageiro para que se por nos comandos do aparelho e consiga aterrissar sem problemas. Mas em 2013, esta situação tão "peculiar' se tornou realidade na Inglaterra, quando um passageiro se viu obrigado a aterrissar um avião "Cessna" após o seu piloto ficar indisposto. Ambos partiram do aeródromo de Sandtoft (Lincolnshire), mas aos dez minutos, o homem que pilotava o voo perdeu repentinamente a consciência.

Isto fez com que o passageiro tivesse que tomar o controle do teco-teco apesar de nunca ter feito antes. Para esta "aula avançada'" de voo, contou com a ajuda da torre de controle, de forma que incrivelmente conseguiu aterrissar horas depois no aeródromo de Humberside após fazer quatro tentativas.

"Nem sequer tinha luzes e estava voando às cegas. Além disso, a noite estava caindo e a visibilidade era cada vez mais escassa" conta Roy Murray, um dos três instrutores que ajudaram de torre de controle.
"Depois de tocar o avião na pista, o aparelho deu vários saltos e raspou o chão com a fuselagem, fazendo saltar  faíscas" disse o controlador aéreo Stuart Skyes. Dessa forma o passageiro conseguiu aterrissar são e salvo, embora poucas horas depois foi confirmada a triste notícia do falecimento do piloto do avião depois de dar entrada em um hospital.

Via: bbc.co.uk




Qual é a escova de dentes mais cara do mundo?

Do mesmo modo que existe comida pensada para os paladares mais exigentes, também existem escovas de dentes pensadas para as bocas mais delicadas. A companhia alemã "Reinast" centraliza seus esforços em criar produtos de primeira linha relativos à saúde bucal e lançando a escova de dentes mais cara do mundo. Com um preço aproximado de 3.200 euros (aprox. 9 mil 800 Reais), este produto promete não deixar um único resto de comida na boca de seus usuários.
Sua composição baseada em titânio, um revestimento anti-bactericida e sua ponta substituível, garantem a plena satisfação dos clientes. De fato, depois da compra a empresa se compromete em enviar a cada seis meses seis novas pontas, de forma que possam ser substituídas de forma periódica. Com isso seus proprietários ficam seguros em ter a escova nas melhores condições durante vários anos.

Via: yahoo.com




É verdade que existe um partido político "internauta"?

Kim Schmitz, mais conhecido como "Kim 'Dotcom", está decidido a levar a defesa de seus ideais internautas até a última das consequências. Este alemão, famoso em todo mundo por ser o fundador do serviço de armazenamento de nuvem "Megaupload" e por ser o atual proprietário de seu legado "Mega", decidiu ir mais longe em sua luta contra os regulamentos que impõem limites aos usuários da rede de redes, devido ao qual, lançou formalmente o "Partido da Internet'" na Nova Zelândia, país em que reside atualmente.


Segundo sua postura, esta formação política nasceu como "um movimento pela liberdade de Internet e da tecnologia, pela privacidade e a reforma política". Além disso, promete tentar "introduzir na Nova Zelândia uma moeda digital segura e encriptada". Para isso, nos próximos anos tentará conseguir representação no Parlamento local, objetivo para o qual precisa conseguir um mínimo de 5% dos votos eleitorais ou conseguir uma cadeira por via direta.

No entanto, anteriormente, Kim "Dotcom" ainda deverá lutar com seus problemas pendentes com a justiça dos EUA, que solicitou a sua extradição por violações "em larga escala" dos direitos de autor. Ao todo, as autoridades norte-americanas acusam-lhe de lucrar com 127 milhões de euros facilitando a distribuição de material pirata através da Internet, graças ao seu mencionado serviço "Megaupload".

Via: en.wikipedia.org




É possível "virar" um jogo de videogame, jogando apenas com os pés?

Algumas pessoas são capazes de levar sua paixão pelos videogames a limites realmente surpreendentes. A última demonstração disso vem do Japão, onde um usuário que prefere ser chamado de "Wikou", deixou surpreso a todo mundo graças a capacidade de jogar a jogos eletrônicos empregando unicamente seus pés.

No entanto, este japonês não se conformou com fazer pequenas demonstrações de sua estranha habilidade, mas também, optou por subir na Internet vários vídeos em que se vê como supera o jogo Nintendo 64 "The Legend of Zelda: Ocarina of Time".
Para conseguir a façanha, Wikou jogou várias dezenas de horas e utilizou um comando "pro controller" do Wii, que se adaptava a suas extremidades inferiores.

De fato, Wikou afirma ser um expert nessa "arte" e cita o "Mario Kart Wii" como um dos jogos que melhor cai bem frente a sua habilidade.


https://www.youtube.com/watch?v=DoojNwNcj7o




Quanto foi a surpreendente cifra cobrada pela criadora do logotipo da Nike?

Em 1968 o empresário e empreendedor Phil Knight decidiu fundar a marca "Nike". A origem do nome provém da deusa grega da vitória "Niké", embora até 1971 a assinatura era conhecida como "Blue Ribbons Sports". Entre as primeiras tarefas de Knight, estava a de encontrar um logotipo simples que fosse associado imediatamente com a sua nova marca. Assim que o empresário decidiu pedir ajuda a Carolyn Davidson, uma estudante de desenho gráfico que havia conhecido na Universidade de Portland, onde Knight dava aulas de contabilidade.

Entre as pautas estava a de que o logotipo precisava transmitir movimento. Assim, a mulher se baseou na asa da deusa grega que havia inspirado a assinatura e realizou um desenho muito simples que não agradou muito ao empresário. No entanto, Knight aceitou o resultado e pagou 35 dólares(80,69 Reais) de fatura a Davidson. Além disso, deu a ela de presente, um anel de ouro e várias ações da iniciante empresa.

Sem dúvida, um "pagamento" escasso ante o tremendo sucesso que teve o logotipo nas seguintes três décadas, pois atualmente é uma das marcas mais reconhecíveis de todo o mundo. De fato, a própria Carolyn seguiu colaborando com a "Nike" nos anos seguintes, em diferentes projetos de desenho.

Via: en.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário