quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #20

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook




Quando o circo foi popularizado?

Em 1768, o oficial de cavalaria britânico Philip Astley organizou em Londres acrobacias a cavalo acompanhados por um tambor e log, se uniu aele o domador Antoine Franconi.

Criou uma pista circular flanqueada por um anfiteatro de madeira e mais tarde adicionou uma bilheteria.
Cobriu de lona o espaço e o iluminou a base de velas, o que fez muito frequentes os incêndios. Era o primeiro circo tal e como hoje o conhecemos, embora a origem autêntica está nos acrobatas chineses de há 4.000 anos e o antecedente ocidental, nos circos romanos.

Via: wikipedia.org




Qual é o maior edifício do mundo?

Trata-se do New Century Global Center, situado em Chengdu, província de Sichuan, uma cidade da China em que vivem ao redor de 14 milhões de habitantes. Este imenso edifício tem uma extensão de 1,76 milhões de metros quadrados.

Ou seja, mais do que engloba a cidade do Vaticano ou a superfície equivalente a 16 estádios Wembley.

Começou a ser construído no ano de 2012, mas sua inauguração oficial foi em junho do 2013, quando foi aberto ao público. A partir desse momento passou a liderar a lista dos maiores edifícios, superando o terminal 3 do aeroporto de Dubai, com 1,71 milhões de metros quadrados.

Via: telegraph.co.uk




Como surgiu o fenômeno Hello Kitty?

Quem tem crianças pequenas sabe: a gatinha com um laço rosa é onipresente. Na atualidade são comercializados 22.000 produtos de Hello Kitty, desenhada com poucos traços pela estilista Yuko Shimizu para a companhia japonesa Sanrio, em 1974.

Desde então, o sucesso nunca abandonou à personagem, a tal ponto que em 1983 foi nomeada embaixatriz cultural da Unesco. Originalmente destinada ao público infantil, a partir da década dos 1990 Hello Kitty também começou a conquistar os adultos. Além disso, protagoniza mangás, séries e até um filme em 3D.

Como se pode adivinhar pelo seu nome nada japonês, a carismática gatinha, ficticiamente, vive em Londres com sua irmã gêmea Mimmy e seus pais. Gosta de ler, ouvir música, cozinhar biscoitinhos e fazer amigos. Muitos se perguntam por que ela não tem boca, e segundo explica muito seriamente a Sanrio, Hello Kitty fala através de seu coração.

Via: sanrio.co.jp




Quem foram as "Treze Rosas"?

As "Treze Rosas" foram treze mulheres com idades entre 18 e 29 anos fuziladas contra a parede do cemitério de Almudena (Madri, Espanha) na madrugada de 5 de agosto de 1939, devido a sua militância na organização Juventudes Socialistas Unificadas e sua defesa da legalidade republicana depois do fim da Guerra Civil Espanhola.

Antes de serem condenadas à morte por um Conselho de Guerra sob a acusação de um delito de "adesão à rebelião", as treze jovens haviam sido conduzidas à instalações policiais, onde foram torturadas para obter informação sobre outros membros da organização clandestina e mais tarde, enclausuradas no Centro Penitenciario de Mujeres de Ventas, em Madri, onde aguardaram durante meses um desfecho que intuíam como dramático.

Foi o assassinato de Isaac Gabaldón, comandante da Policia civil, a mãos de três militantes da JSU na noite do 29 de julho de 1939 o que dinamitou a punição de todos os membros detidos anteriormente, entre os que se encontravam 14 mulheres, das quais apenas uma se salvou da sentença.

48 horas após a promulgação, as treze restantes foram transladadas em um caminhão a 500 metros da prisão e executadas por um pelotão de fuzilamento, entrando para a história como as "Treze Rosas Vermelhas".

Seus nomes eram Carmen Barrero Aguado, Martina Barroso García, Blanca Brissac Vázquez, Pilar Bueno Ibáñez, Julia Conesa Conesa, Adelina García Casillas, Elena Gil Olaya, Virtudes González García, Ana López Gallego, Joaquina López Laffite, Dionisia Manzanero Salas, Victoria Muñoz García y Luisa Rodríguez de la Fuente.

Via: losojosdehipatia.com.es




Quem foi o rei mais jovem?

Difícil de bater seu recorde: o príncipe espanhol Alfonso XIII se converteu em soberano desde o momento em que nasceu, em 17 de maio de 1886.

No entanto, não seria monarca toda sua vida, pois em 14 de abril de 1931 foi proclamada a República e ele se exilou fora da Espanha. Filho póstumo de Alfonso XII, sua mãe exerceu a regência durante sua infância, a rainha María Cristina de Habsburgo-Lorena.

Ao cumprir os 16 anos foi declarada a sua maioridade e então assumiu todas as funções que implicava o cargo de Chefe de Estado.

Via: wikipedia.org




A que deve a forma do chapéu de cozinheiro?

Levar gorro na cozinha é uma medida higiênica e o de forma cilíndrica e alta que está destinado ao chef, é útil para refrigerar a cabeça ante o calor dos fogões.
No entanto, as razões principais deste curioso chapéu, parecem provir de variadas tradições.

Há quem diga que são originários dos chapéus reais assírios; outros mencionam o papa João XXII, que teria nomeado parceiro ativo, a um sobrinho seu em um afã de nepotismo e para que o respeitassem, mandou que usasse um espalhafatoso gorro.

Historicamente está documentado desde que usou o acessório, o cozinheiro francês Carême, que foi chef de muitos poderosos do século XIX, como o príncipe de Talleyrand, o czar Alexandre I da Rússia ou os Rothschild. Ele o chamou de "toque Blanche" e começou a utilizá-lo enfeitado com flores douradas como sinal de grande dignidade.

Via: en.wikipedia.org





Uma menino com eficiência visual, surpreende com um blues de B.B.King no violão. 

 Uma criança de dez anos diagnosticado com cegueira total está dando muito o que falar no Canadá graças ao seu incrível talento musical. Em uma de suas gravações em um acampamento da Fundação de eficientes visuais de Quebec, ele aparece tocando o violão e interpretando a famosa canção ''Every Day I Have the Blues'', que foi popularizada por B. B. King nos anos 50.


Nenhum comentário:

Postar um comentário