domingo, 17 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #24

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook

Aterradores saltos de uma tribo da Micronesia gravados em primeira pessoa

O bungee jump parece ser bem mais seguro quando o comparamos com a antiga tradição de salto à terra (ou nanggol) de Vanuatu. Este vídeo da National Geographic, mostra como os nativos do Pacífico meridional, pulam de uma bamba torre de 30 metros ao chão sem nenhum tipo de equipamento de segurança e unicamente atados pelos tornozelos. Ver o salto a partir do ponto de vista do nativo é definitivamente mais agradável do que a gente mesmo fazer...





Que estrela de cinema foi atacada por um perigoso tubarão branco?

Ser estrela de cinema pode uma profissão de risco. Isto é algo que sabe muito bem Leonardo Di caprio, quem em de janeiro de 2014, contou no programa de Ellen Degenere um dos episódios mais perigosos de sua vida. Em 2006, enquanto o ator rodava o filme ''Diamantes de Sangue'', foi convidado a uma expedição de mergulho organizado por uma associação protetora dos animais e do meio ambiente.

Depois de entrar em uma jaula aquática levou a surpresa de ver como: "um pequeno atum ficou preso na jaula, e um gigantesco tubarão branco foi mordê-lo e acabou entrando na jaula comigo. A metade do seu corpo estava dentro e a outra fora, de modo que eu me grudei à parte inferior. Mesmo assim tentou me morder umas duas vezes, mas consegui sobreviver"




Quem é a melhor cozinheira do mundo?

Helena Rizzo é uma jovem brasileira de 36 anos que desde março de 2014, pode presumir ser a melhor cozinheira do mundo. Assim acredita o prêmio ''Veuve Clicquot 2014'' que a nomeou como a melhor chef feminina da atualidade. Esta mulher é a titular do restaurante ''Maní'' de São Paulo (Brasil), embora completou a sua formação no ''El Celler de Can Roca'' de Girona (Espanha), local que no ano passado foi nomeada como a melhor do mundo. Ali conheceu o seu atual marido, o cozinheiro espanhol Daniel Redondo que atualmente trabalha junto a ela no citado local.

Segundo a revista ''Restaurant'' sua especialidade são as Mandiocas brasileiras, assadas no forno e servidas com espuma de tucupi, leite de coco e óleo de trufa branca. Mas, apesar de ter conseguido este prestigioso prêmio, Rizzo afirmou que: "não sou, nem nunca pretendi ser, a melhor chef feminina do mundo. É uma decisão difícil de tomar. A cada um de nós pode ser o melhor em uma situação particular e em um momento dado. Mas naturalmente que me sinto muito feliz e honrada de ter recebido este prêmio e estou agradecida por isso!".

Via: elmundo.es






Qual é a prova definitiva da alunissagem do homem na Lua?

No passado 20 de julho de 2014, cumpriram-se 45 anos da chegada do homem à Lua. Neste tempo não faltaram as especulações sobre a suposta falsidade dessa meta, pois algumas pessoas afirma que este fato foi manipulado pelos Estados Unidos para tentar dar mostra de superioridade científica e tecnológica no contexto da Guerra Fria. No entanto, com motivo deste último aniversário, a NASA quis acabar com o debate e as dúvidas de vez e publicou um breve vídeo em que se vê o módulo lunar da Apolo 11 em que chegaram os astronautas e inclusive o rastro deixado por Neil Armstrong e Buzz Aldrin no passeio pela superfície do satélite.

As impressionantes imagens foram obtidas pela sonda estadunidese Reconaissance Orbiter (LRO) que se encontra orbitando a Lua. Nas mesmas, figura uma vista em 3D do local da aterrissagem da nave, no mar da Tranqulidade, em que se aprecia com clareza o módulo ''Eagle'' e as impressões desses "pequenos passos para o homem mas grandes passos para a humanidade". Assim, com elas a NASA pretende calar de uma vez por todas os negacionistas que afirma que tudo foi uma montagem, embora com certeza, ainda restem alguns que afirme que este vídeo também está manipulado...

https://www.youtube.com/watch?v=xUcYQ7slmRw
.



É verdade que existe papel higiênico feito com ouro de 22 quilates?

Sim. É obra da empresa australiana ''Toilet Paper Man'', ainda que por enquanto só fabricaram uma unidade. Não em vão, o rolo está valorizado em 1,376 milhões de dólares graças a suas três suaves camadas elaboradas com ouro de 22 quilates. Seus fabricantes afirma que é utilizável e totalmente seguro para a saúde, assim que esperam encontrar cedo ou tarde, um comprador que queira ser dar a semelhante capricho. Do produto destacam que "à medida que se utiliza, pepitas de ouro de 22 quilates cairão ao chão, levando o seu traseiro a outro nível de sofisticação". Além disso, como se fosse pouco, o rolo vem acompanhado de uma garrafa gratuita do melhor champanhe.




Quantos estadunidenses não sabem que a Terra gira ao redor do Sol?

Por muito básico e elementar que pareça, nem todo mundo sabe que a Terra gira ao redor do Sol. De fato, muitos norte-americanos desconhecem atualmente. Tantos como um de cada quatro, tal e como revelou uma enquete realizada pela Fundação Nacional para a Ciência (NSF). Segundo os resultados obtidos pela mesma, apenas 74% dos 2.200 interrogados (uns 1.628) foram capazes de dizer que a Terra se desloca em órbita ao redor do Sol, enquanto unicamente 52% (1.144) demonstraram saber que o ser humano descende do macaco.

São dados inquietantes para o país norte-americano, embora a pontuação média de respostas corretas nesta enquete de nove perguntas sobre conhecimentos básicos de física e biologia foi de 6,5 pontos. De fato, mais de 90% dos participantes no exercício afirmaram estar "muito preocupados" ou "moderadamente interessados" nas novas descobertas médicas; enquanto que quase 60% afirmaram terem visitado um zoológico, um aquário, um museu de história natural ou de ciência e tecnologia ao longo de sua vida.






É verdade que um homem viveu durante 20 anos em um bueiro?

Sim. ocorreu em Pequim (China), onde no mês de dezembro de 2013, as autoridades encontraram a um homem que afirmava ter passado cerca de duas décadas vivendo sob a terra com o objetivo de poupar dinheiro para poder pagar a educação de seus filhos. Ao que parece esse homem, apelidado de Wang e de 53 anos, ficou arruinado depois das duras multas que teve que pagar por não cumprir com a política do único filho (atualmente tem três), assim que decidiu emigrar do campo a Pequim para se dedicar a lavar carros.

Assim, se instalou em uma zona subterrânea situada a dois metros da superfície, junto a vários encanamentos. Nesse tempo, seus únicos pertences eram um saco de dormir, cobertores e uma térmica de água quente. Mas depois de ser descoberto, as autoridades locais decidiram selar a porta de sua ''casa'', a tampa do bueiro e lhe conseguiram um alojamento temporário. No entanto, coincidindo com este caso, vários meios chineses já afirmaram que o caso de Wang não é o único, já que esta prática poderia ser habitual hoje em dia por todo o país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário