terça-feira, 19 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #26

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook




Qual o alcance das flechas medievais?

Claro que a diferença é enorme e o poder de destruição nem se compara, mas se nos abstrairmos da capacidade e possibilidades das atuais armas, especialmente as de fogo, veremos que na idade média eram usados meios bélicos já com um grande poder de alcance. As principais armas usadas naquele tempo, eram o arco e flecha e conseguiam ter um alcance de aproximadamente 220 metros.




Que palitos de dentes os romanos usavam na antiguidade?

A necessidade é a mãe das invenções e houve povos antigos que resolviam de uma maneira curiosamente prática certo tipo de problemas sem ter que recorrer a muitos processos inventivos. Os antigos romanos deixaram um enorme legado baseado em um bom conhecimento e invenção em muitas áreas. E para um simples problema de higiene bucal, não tiveram que pensar muito. Usavam os espinhos do porco espinho como palitos para a higiene oral.




Qual a origem do serviço secreto nos EUA?

Quando se pensa em serviços secretos, a imagem imediata é a de espionagem. Principalmente os países mais desenvolvidos criaram gabinetes que se dedicavam exclusivamente ao controle de situações possivelmente perigosas para eles. Em tempos de guerra, eram muito importantes para a obtenção de informações inimigas. Mas não foi por isso que tudo começou em 1865. Naquele ano os Estados Unidos criaram os seus serviços secretos com o objetivo de combater a produção de dinheiro falso.




Todas as guerras são trágicas?

Quando se pensa em guerras, seja a que nível for, a primeira imagem que temos vai para o eventual número de baixas provocadas. Mesmo sem recorrer às duas maiores guerras da história, com resultados desastrosos em termos de perdas de vidas humanas, qualquer evento bélico está geralmente sujeito a mortes não importando as poucas que sejam. Mas felizmente há exceções. A província canadense de New Brunswick travou uma guerra com o estado americano do Maine, em 1839, sem o derramamento de uma só gota de sangue.





Todos os animais nadam?

Se excluirmos as espécies naturalmente aquáticas, observamos que todas as que são tipicamente terrestres têm capacidade de nadar. Os movimentos de locomoção normais em terra, terão que ser substituídos por movimentos de natação quando dentro d'água, mas existe um animal que não se incomoda em nadar: O tatu consegue perfeitamente caminhar debaixo d'água como se estivesse em terra.

Via: ecoloja.com.br/goto/store/textos.aspx?SID=Ecoloja&id=25





Como eram feitos os termômetros?

O termômetro, como todos sabem, é um instrumento essencial para conseguirmos medir os nossos níveis de febre, a fim de podermos controlar a evolução das diversas doenças. Desde há muito se conhecem diferentes tipos e modelos, culminando hoje com os modernos termômetros eletrônicos. No entanto os modelos mais antigos tinham como base de funcionamento, a dilatação de substancias neles incorporadas, condicionada pela temperatura corporal.
Geralmente era mercúrio, mas em 1600 usava-se até mesmo o brandy (conhaque).

Via: en.wikipedia.org/wiki/Alcohol_thermometer


Nenhum comentário:

Postar um comentário