quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #28

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook




Janelas são perigosas?

Para nós são um fator de protecção e comunicação com o exterior quando estamos em casa. Mas para quem está no exterior a situação pode ser mais complicada. Se o reflexo dos vidros pode ser um meio de defender a nossa privacidade, para as pobres das aves pode ter consequências bem desastrosas. Conforme o posicionamento o vidro pode nem sempre criar o reflexo devido e é por essa razão que por ano, bilhões de aves morrem por se chocarem de encontro à janelas.

Via: sao-paulo.estadao.com.br




O primeiro salto de paraquedas

O paraquedismo é um esporte radical, mas não só isso. Se por um lado testa os nossos níveis de adrenalina como simples atividade de lazer, pode também ter grande importância em situações de emergência conforme o nosso posicionamento em um determinado ponto com maior dificuldade de acesso. Foi, e ainda é muito utilizado em situações de guerra para uma rápida infiltração em território inimigo. O primeiro salto foi realizado em 1617, pelo italiano Fausto Veranzio, ao aperfeiçoar o desenho original de Leonardo da Vinci e saltou com um "paraquedas quadrado" da torre da catedral de Veneza, aterressando ileso diante dos espectadores. Ele autodenominou-se homo volans (homem voador).
E curiosamente o primeiro salto de paraquedas DE UM AVIÃO foi sobre a França em 1918.

Via: gynparaquedismo.com.br




Sabia que tem gente que reserva um dia de dieta por semana?

Com o passar dos tempos, o tipo de vida, especialmente nas zonas urbanas, condicionou muito os nossos hábitos, contribuindo para maus resultados em termos de saúde. Apesar do ritmo intenso, a má alimentação aliada à falta de exercício regular, contribuíram para que os níveis adiposos das pessoas aumentassem obrigando-as a fazer dietas. Embora muitas não consigam ter uma certa regra, outras são mais disciplinadas. Cerca de metade dos americanos, reservam um dia para fazer dieta, o que também não é muito...

Via: blogs.scientificamerican.com




Quando as digitais se formam?

As impressões digitais são uma identificação exclusiva de cada ser humano. São uma espécie de bilhete de identidade biológico e único para cada ser humano. Por isso é lógico que tenham a sua gênese bem cedo garantindo a individualidade de cada ser. Apesar de haver órgãos e características que só se desenvolvem plenamente a partir do nascimento, talvez devido ao seu carácter específico e próprio, as nossas impressões digitais começam a se desenvolver a nível fetal e por volta dos 3 a 4 meses.

Via: medipedia.pt




Egípcios e seus crocodilos de estimação

Uma grande quantidade de pessoas tem animais de estimação. Conforme as preferências animais, as escolhas são variadas sendo as mais comuns, aves, peixes, cães e gatos. Claro que mais raramente aparecem bichos mais exóticos. A qualquer um deles, os donos tendem a dar brinquedos ou mimos. Geralmente de borracha ou madeira. Mas os antigos egípcios, além de escolherem animais como crocodilos, o que já não é comum, costumavam oferecer-lhes jóias como presentes.

Via: ancient-egypt-history.com




Alexandre o Grande padecia de que doença?

Hoje em dia a medicina já conseguiu encontrar meios, senão para curar completamente, pelo menos controlar e amenizar as reações negativas de muitas doenças. Sobretudo as que possam atingir o foro mental, por terapia ou medicação ou ambas, conseguindo resultados bem positivos. Mas se levarmos em conta que há séculos a medicina era bastante rudimentar, temos uma certa dificuldade em constatar, que grandes imperadores como Alexandre o Grande e Júlio César eram epilépticos.

Via: biography.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário