sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #29

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook



Bebê salada

De acordo com a imprensa britânica, internautas chineses volta e meia fazem uploads de fotos criativas como esta "salada de bebê". Evidentemente que é só uma brincadeira e nenhum bebê saiu ferido:)

Via: takungpao.com






É verdade que a orelha de Van Gogh está em exposição?

Sim, embora não seja exatamente a mesma que o artista holandês cortou fora no ano de 1888 depois de ter uma forte discussão com o pintor Paul Gauguin. Em realidade é uma reprodução exata da mesma, com o importante matiz de que foi desenhada em um laboratório a partir de tecido de cartilagem combinado com células do bisneto de Theo Van Gogh, irmão do protagonista.

Posteriormente, a orelha foi reconstruída graças a uma impressora 3D; assim que agora está conservada em uma urna que contém líquido conservante. Este peculiar apêndice é obra da artista Diemut Strebe, quem afirma que é idêntica à real do gênio holandês. Por isso está sendo exibida atualmente no Centro para a Arte e Meios de Karlsruhe (Alemanha), embora está previsto que em 2015 deixe a Europa para ser mostrada em Nova York (EUA).


Via: venuscreator.com





Existem realmente os assassinos cibernéticos?

Sua denominação de "assassinos cibernéticos" soa a filme futurista, mas se trata de uma atividade que responde às possibilidades da tecnologia atual. Em 2013, se fez público o falecimento de Barnaby Jack, um famoso pirata informático de 35 anos especialista em localizar falhas dos minúsculos computadores situados no interior do equipamento médico e das máquinas dos bancos. Assim, afirmava que era capaz de matar a um homem que estivesse a 9 metros de distância, acessando o marcapassos de seu coração.

Acontece que esse homem levava dois anos trabalhando e estudando as vulnerabilidades dos instrumentos sanitários, no qual, que podia ''hackear'' aparelhos eletrônicos vitais para a vida de algumas pessoas. Assim, é provável que no futuro alguns destes experts da informática sejam capazes de penetrar em marcapassos para alterar seus pulsos elétricos e produzir falhas no ciclo cardíaco do paciente ou neutralizar bombas de insulina. Embora, como é lógico, a Ciência e a polícia trabalham para impedir que em alguns anos nos encontremos com este tipo de delitos.


Via: reuters.com




Qual é o preço desta obra de arte?

RESPOSTA: Se chama ''Number 19'' de Jackson Pollock e
seu preço é de 42 milhões de euros (Aprox. 126 milhões de Reais)





Por que é bom ler no verão, especialmente as crianças?

Normalmente no verão, as pessoas costumam ter mais tempo de lazer graças às férias, já que é uma estação idônea para fomentar uma atividade como a leitura. De fato ,um estudo realizado pela Universidade de Tennesse (EUA) indica que os jovens e crianças não devem deixar de lado o hábito de ler a diário que lhes foi incumbido nas escolas, pois não fazer na datas de férias pode propiciar que percam a destreza leitora que haviam adquirido previamente.

Assim como assinalam "a cada dois ou três anos que passamos durante a infância sem leituras de verão, implica em perder ao menos um ano de aprendizagem". Por isso recomendam seguir lendo nessas datas embora o trabalho escolar não o requeira diretamente, já que está comprovado que ler habitualmente durante os primeiros anos de vida pode ser decisivo em etapas posteriores da vida, especialmente na fase de aprendizagem relativa ao ensino médio e a universidade. Para conseguir, é vital educar aos jovens nas vantagens desse hábito, no qual, com o tempo pode deixar de ser uma obrigação para eles e se converter em uma atividade prazerosa.


Via: nysl.nysed.gov





Qual é o maior shopping do mundo?

Trata-se do ''New South China Mall'' e está situado na cidade de Dongguan, na China. Tem uma superfície de 654.612 m2 e está preparado para albergar até 2.350 locais, mas sua produtividade e rentabilidade estão longes de serem bem-sucedidas. Acontece que atualmente é denominado como o ''shopping morto'', já que desde sua abertura em 2005 só conseguiu atribuir 1% de seu espaço. Desta forma, suas únicas zonas ocupadas estão situadas próximas da entrada, onde redes ocidentais de fast-food conseguiram encontrar uma via de negócio, bem como uma pista de corrida de Karts. Ao todo, somente 47 comércios operam nele hoje em dia.

Um de seus principais problemas é sua acessibilidade, já que só pode ser chegado até ele em carro ou em ônibus, no qual, muitos cidadãos não têm como se deslocarem até lá. Além disso, Dongguan também não tem aeroporto e não existem estradas próximas ao shopping, assim que seu aspecto é quase fantasmagórico. Isto o converte em um dos maiores fracassos empresariais da história, já que sua construção custou aproximadamente 900 milhões de dólares. O shopping conta com uma réplica de 25 metros do Arco do Triunfo, um canal de 2,1 quilômetros com Gôndolas venezianas e inclusive uma gigantesca montanha russa.

https://www.youtube.com/watch?v=5zPkm2SU1DM




Que curioso método emprega uma escola belga para detectar os "coladores"?

Durante décadas os professores tiveram que combater uma infinidade de estratégias utilizadas pelos alunos para conseguirem copiar em seus exames. No entanto, a tecnologia decidiu dar um passo adiante nesse assunto e a escola belga ''Tomás Moro'' optou por utilizar drones para encontrar os estudantes que fazer uso das clássicas "colas".

Segundo informa o diário britânico ''Metro'', são pequenos aparelhos não tripulados que gravam em tempo real com uma câmera as imagens da sala de aulas, para posteriormente enviaá-las aos celulares e tablets dos professores, de modo que possam vigiar de uma só vez, todo o recinto.  Por agora se trata apenas de mais uma ideia inovadora, pois estão vendo se acaba dando bons resultados; embora o que parece claro é que este invento fará com que muitos estudantes aperfeiçoem ainda mais suas já depuradas técnicas para obter ''vantagens'' na hora da prova.

(UPdate: nota na descrição do youtube: "Se trata apenas de um divertido experimento e não tem como nós usarmos este drone para vigilância de verdade, era apenas um HOAX com impacto - obviamente - mais do que jamais poderíamos imaginar.")

https://www.youtube.com/watch?v=5ht1moFu--Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário