domingo, 24 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #30

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook




A Mão de Guido...

A Mão de Guido, Mão Guidoniana ou mão de Guido em música medieval era um dispositivo mnemônico utilizado para ajudar aos cantores a ler a primeira vista. Algumas formas deste sistema podem ter sido empregadas por Guido D'Arezzo, teórico musical medieval, autor de vários tratados sobre teoria da música.

A mão aparece em vários manuscritos antes da época de Guido como ferramenta para achar os semitons. Sigebrtus Gemblacensis (c. 1105) descreveu como Guido utilizava as articulações da mão para ajudar na aprendizagem de seu hexacordo. Por outro lado, a Mão Guidoniana aparece muito relacionada com as novas ideias de Guido sobre o ensino musical, incluindo o uso de hexacordos e do Solfejo.


Via: wikipedia.org




Perhapsatron...

O Perhapsatron era um dispositivo de energia de fusão precoce. Sonhado por James (Jim) Tuck enquanto trabalhava no Laboratório Nacional de Los Alamos (LANL), nomeou o dispositivo de modo caprichoso, devido a chance de que poderia ser capaz de criar reações de fusão (Perhaps, parte do nome do dispositivo, quer dizer "Talvez").

O primeiro exemplo foi construído no inverno de 1952-1953, e rapidamente demonstrou uma série de instabilidades no plasma. Uma série de modificações que tentaram corrigir esses problemas, conduzindo ao modelo final "S-4". No entanto, nenhum deles se mostrou frutífero e maior parte do trabalho nesse conceito, terminou por volta de 1961.


Via: wikipedia.org




Qual foi a inspiração de Stallone para escrever o roteiro de Rocky?

Junto a ''Rambo'' o papel de ''Rocky'' (1976) é o que certamente mais alegrias deve ter dado ao ator Sylvester Stallone. No entanto, o que nem todo mundo sabe, é que no começo ele foi um roteirista que se converteu em ator graças a sua tenacidade. Stallone se inspirou em um combate de 1975 entre Muhammad Ali e Chuck Wepner para escrever a história de ''Rocky''. Depois de ver como Wepener socava a Ali para depois perder depois dos 15 assaltos, Stallone elaborou o roteiro do filme em apenas três dias.


Via: wikipedia.org




É verdade que Twitter está cheio de ''robôs"?

Como se costuma dizer, as aparências enganam. E o Twitter não é uma exceção, pois nesta rede social não só há pessoas por trás das suas 271 milhões de contas ativas na atualidade. Delas 8,5% (23.03 milhões) correspondem a robôs ou ''bots'' existentes a partir de aplicações de terceiros que contatam com servidores de forma automática, sem que o usuário realize nenhuma ação.

No entanto, há que ter em conta que estes robôs não têm por que serem necessariamente contas de ''Spam'', já que a rede social afirma que esses tipos de perfis supõem menos de 5% do total desta rede social. É que entre esses programas automáticos há muitas aplicações focadas a ser de utilidade para as pessoas, como aquelas encarregadas de elaborar mensagens automáticos com notícias ou dados de interesse a partir de fatos da atualidade, como por exemplo terremotos.

Via: lavanguardia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário