segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #33

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook




É verdade que existem baterias feitas a partir de açúcar?

Um dos objetivos da Ciência face ao futuro é criar uma bateria o mais econômica e eficiente possível. Assim, uma de suas linhas de trabalho mais interessantes está centrando seus esforços em converter o açúcar em fonte de energia, de forma que possam ser criadas baterias baratas, recarregáveis e biodegradáveis baseadas na sacarose. É que esta substância tem uma densidade de energia de uma ordem de magnitude superior a outras, tal e como puderam comprovar os pesquisadores da Universidade Virgínia Tech (EUA).

Segundo seus primeiros protótipos, a bateria de açúcar combina seu combustível (a maltodextrina, um Polissacarídeo) com ar, gerando assim eletricidade e água de forma simples. Além disso, conta com a vantagem (diferente das pilhas baseadas em metanol) de que não é nem explosiva nem inflamável e tem uma maior capacidade de armazenamento de energia.

"O açúcar é um perfeito armazenador de energia existente na natureza, de modo que é lógico que queiramos aproveitar este poder natural para criar uma bateria que, além disso, é respeitosa com o meio ambiente" comentou Percival Zhang, um dos principais autores do estudo. Desta forma, espera-se que em um prazo de três anos as baterias de açúcar possam ser incluída em celulares, tablets e outros instrumentos tecnológicos.


Via: extremetech.com




Qual é o veículo de quatro rodas mais veloz?

O ThrustSSC é uma espécie de carro foguete desenvolvido por uma equipe de engenheiros britânicos, equipado com duas turbinas Rolls Royce similares às que são usadas em aviões de combate da Royal Air Force. Dispõe de quatro pontos de apoio com o chão: um na ponta, outro na parte trasera e os outros dois, para manter o equilíbrio, justo embaixo das turbinas. Mede 16 metros e meio de comprimento e pesa mais de 10 toneladas.

Em outubro de 1997, com o piloto militar Andy Green ao volante, converteu-se no primeiro, e até agora único, veículo terrestre capaz de quebrar a barreira do som, quando cruzou o deserto da o-Jafr, na Jordânia, a uma velocidade máxima de 1.232,9 km/h. Se alguém quer repetir a proeza, deverá começar a poupar para a gasolina, já que este carro consome 18 litros... por segundo!


Via: em.wikipedia.org




Existe algum avião que funcione a energia solar?

Sim. O avião "Solar Impulsione", fabricado com fibra de carbono, é o primeiro aeroplano de grande autonomia capaz de voar sem combustível, sustentando-se com energia solar. Captando a mesma através de placas solares situadas nas asas do aparelho,  permitindo poupar energia durante o dia para utilizar durante à noite. Assim, graças a suas 12.000 células fotovoltaicas, conseguiu voar durante 26 horas entre Suíça e Marrocos sem necessidade de se abastecer de combustível.


Via: solarimpulse.com




O que era a "Mão Negra" que provocou o início da Primeira Guerra Mundial?

A Mão Negra era uma organização secreta de caráter terrorista que nasceu na Sérvia em maio de 1911. De ideologia nacionalista, tinha conexões com alguns elementos pan-eslavos do Governo da Sérvia.

A Mão Negra participou no planejamento e organização do assassinato do herdeiro ao trono austro-húngaro, o arqui-duque Francisco Fernando da Áustria-Hungria e de sua esposa Sofia Chotek em Sarajevo, cujas consequências foram um dos desencadeantes da Primeira Guerra Mundial. Em 14 de junho de 1917, os principais membros do clã foram condenados à morte e executados.

Outros foram condenados a penas de prisão e 180 oficiais exilados na África, ficando assim dissolvida a sociedade.


Via: em.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário