terça-feira, 26 de agosto de 2014

Curionautas Doodles #34

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook




Quanto dura o efeito da cafeína?

A cafeína é um alcaloide que atua como droga psicoativa, levemente disociativa e estimulante. Encontra-se não só no café, mas também em outros produtos de consumo como o mate ou o guaraná. Depois de ser absorvida, o organismo demora 45 minutos em assimilá-la através do sistema digestivo.

A vida média deste produto, isto é, o tempo que demora o organismo em eliminar a metade da quantidade ingerida, é dentre 3 e 9 horas em adultos sãos, dependendo de sua idade, seu metabolismo, o estado de seu fígado ou outros fatores (o tabagismo, por exemplo, reduz seu tempo de atividade). No entanto, em condições normais este tempo costuma ser de uma média de 4 horas.


Via: eufic.org




Por que incomoda tanto o rangido do giz contra uma lousa?

Uma equipe de cientistas de Newcastle (Inglaterra) descobriu que o som de um giz aranhando sobre uma lousa, se faz incômodo por uma interação que se produz no cérebro do quem escuta. É que a amígdala é uma estrutura que processa as emoções, de forma que quando este ruído chega ao ouvido, o aumenta e faz com que seja processado de forma amplificada no córtex cerebral. Por isso, se percebe de forma mais intensa que um som agradável,  provocando o consequente mal-estar.

Além disso, segundo este estudo, os sons mais desagradáveis para o ser humano são, por ordem, os seguintes: faca roçando uma garrafa, garfo arranhando um vidro, giz na lousa, régua esfregada contra uma garrafa e unhas arranhando uma lousa. Enquanto, outros ruídos como o de um aplauso ou o riso de um bebê foram considerados menos incômodos.


Via: smithsonianmag.com




É possível descobrir a idade de uma pessoa a partir de seu cheiro corporal?

Sim. O centro de investigação norte-americana Monell, liderado pelo doutor Lundström, realizou um estudo pedindo a um grupo de voluntários de diversas idades que dormissem durante várias noites com camisetas que continham almofadinhas sob o sovaco. Os pesquisadores colocaram estas almofadinhas em frascos de vidro e pediram a outro grupo que identificasse a intensidade do cheiro e a idade do "responsável".

Quase todos foram capazes de descobrir em seguida quais correspondiam aos mais idosos, que, curiosamente, eram os de cheiro menos intenso. Os cientistas sustentam que os humanos, igual que os animais, desprendem componentes químicos que, além de revelar a idade biológica, nos ajudam a reconhecer aos familiares, escolher parceiro e ''evitar'' a pessoas doentes.


Via: monell.org




É verdade que se sente melhor os cheiros com os olhos fechados?

Não. Ao invés do que muitos podem pensar, captamos muito melhor os odores quando mantemos os olhos abertos. Um estudo publicado na última edição da revista ''Journal of Neuroscience'' revela que estimulando as regiões cerebrais do córtex visual ao mesmo tempo que aspiramos o aroma de uma rosa, nossa capacidade de distinguir os matizes e identificar certos cheiros aumenta.


Via: jneurosci.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário