quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Descobrem um Cristo com Dentes Humanos



Uma radiografia feita durante os trabalhos de restauração do Cristo de La Paciencia, revelou que a figura possui 8 peças dentais humanas.
A descoberta foi feita com assombro pelos especialistas do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México.

A peça religiosa é venerada no templo de San Bartolo Cuautlalpan, em Zumpango, no Estado de México. Por norma geral as estátuas de madeira desse tipo, policromadas do século XVIII, têm dentes feitos com outro tipo de material.


"É comum que as esculturas tenham dentes, mas normalmente são de madeira ou ossos talhados individualmente ou como uma placa, mas neste caso há oito dentes de um adulto, inclusive pode ser apreciado até a raiz", explica a restauradora Fanny Unikel, responsável pela Oficina de Restauração de Escultura Policromada da Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia (ENCRyM), onde foi produzido o achado.


É comum que os fiéis presenteiem seus cabelos para fazer as perucas dos santos, roupas ou dinheiro. Por isso os especialistas acham que a dentadura possa ter sido doada por algum devoto.
Esta é a primeira vez que eles encontram em uma escultura, dentes reais e o achado foi interpretado por Josefina Bautista, especialista em crânios humanos, quem confirmou que se tratam de dentes de um adulto.


O Señor de la Paciencia mede 1.15 metros de altura x 45 centímetros (cm) de largura e 87 cm de espessura. Seu estado de conservação é estável, resultado tanto da manufatura, como com a forma em que foi armado e a qualidade de sua policromia.
"É uma escultura que sempre está vestida e só sai do templo na Páscoa para percorrer o povoado; é muito apreciada pela comunidade e isso se vê na base, onde há diferentes camadas de policromia que indicam que o queriam apresentá-lo com dignidade".

Fonte

3 comentários:

  1. Não sei o que é mais bizarro... Jesus careca ou os dentes humanos oO

    ResponderExcluir
  2. Que fato curioso...será que é de um fiel mesmo?? chega a ser sinistro isso aí...

    ResponderExcluir