quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Este Fotógrafo Captura o Incrível Lado Humano dos Animais

O fotógrafo britânico Tim Flach é conhecido por tirar retratos de animais como se fossem humanos. "More Than Human", o seu mais recente premiado de trabalho, capta as emoções de criaturas selvagens através capturas intensamente próximas.

Os retratos íntimos de animais, em que tudo é apresentado, de um leão com olhar perdido a um chimpanzé segurando seu filhote, são destinados a iluminar as semelhanças entre os animais, suas poses, gestos, olhares e os nossos.

Ele vê através da nossa forma de atribuir emoções humanas e pensamentos aos animais, mesmo que nós não saibamos o que eles pensam ou sentem.
"O que sublinha o meu trabalho neste projeto são as questões sobre como nós moldamos a natureza e como ela nos molda," Flach escreve em seu website.

Fotografar animais em um cenário, ao contrário de em seus habitats naturais, vem com um conjunto único de desafios.
"Você nunca pode prever o humor de um animal", diz Flach. "Então você tem que planejar com antecedência para conseguir o que quer." Para fazer com que o animal se sinta o mais confortável possível, Flach pode ajustar a temperatura do estúdio ou tocar música.

A galinha sem penas "dança" na frente da câmera.
Um elefante espirra água de sua tromba
Um tigre vigorosamente sacode a cabeça depois de encharcado com água
O trabalho anterior de Flach, foi focado em cavalos e cães, mas "More Than Human" apresenta uma variedade de animais silvestres.
Flach amplia seus objetivos, para que possamos "ler as suas poses e gestos como se fosse a linguagem corporal de uma figura humana, seus rostos ou mãos."
Ao contrário de fotografias de vida selvagem tradicionais, Flach fotografa seus modelos em estúdio em vez de em seus habitats naturais.
Esta linha de fotografia é notoriamente difícil já que o comportamento de um animal é muitas vezes imprevisível.
Flach pode ajustar a temperatura do estúdio ou tocar música para fazer um animal se sentir mais confortável.
Outros animais podem gostar de um completo silêncio.
Embora não se possa ter certeza de como um animal vai reagir diante das câmeras, Flach geralmente planeja seus ângulos e enquadramentos bem antes.
Flach meticulosamente investiga seus animais antes de capturá-los em fotografias, para entender melhor como eles irão se comportar diante das câmeras.
O que é estará pensando esta coruja?
Um chimpanzé carinhosamente embala seu filhote.
Os olhos deste gorila, incrivelmente humanos, são fascinantes.
"Esses animais nos colocam em um relacionamento íntimo com seus protagonista," Flach escreve em seu website.

Fonte