quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Gravam pela Primeira Vez o Movimento das Pedras do Vale da Morte


Um grupo de cientistas norte-americanos conseguiu gravar as primeiras imagens dos movimentos das ''pedras que andam'' no lago seco Racetrack Playa, localizado no misterioso Vale da Morte na Califórnia, um dos locais mais inóspitos do nosso planeta.

Para obter o registro, foram utilizados 15 rastreadores GPS instalados nas rochas de diferentes tamanhos e a tecnologia de fotografia ''time-lapse'', gerando um vídeo bem curtinho mas suficiente para, ao que parece, colocar definitivamente um ponto final neste mistério.




Anos atrás, os pesquisadores viajaram para a Racetrack Playa com abundância de instrumentos a tiracolo. Eles instalaram pela primeira vez uma estação meteorológica e várias câmeras de "time-lapse" em torno de playa e então, era só esperar.

"Provavelmente, a experiência mais chata de todos os tempos...", Disse o co-autor Jim Norris em um vídeo sobre o experimento.

No entanto, as coisas começaram a ficar interessantes, em novembro de 2013. No final daquele mês, quantidades significativas de chuva e neve criaram um pequeno lago no extremo sul de playa. Quando dezembro chegou, as rochas com GPS incorporados, começaram a se mover, com a mais pesada pesando 35 £ (15,88 quilos). As rochas atingiram velocidades incríveis de 9 a16 pés por minuto e mais importante ainda, o movimento foi registrado pelas câmeras.


.
Segundo os pesquisadores, o deslizamento das pedras se deve a uma influência "equilibrada" de fatores como os fortes ventos, a água e o gelo.

Confira a matéria sobre o Vale da Morte no AssombradO.com.br

Fonte Fonte Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário