terça-feira, 26 de agosto de 2014

Komagata Dozeu: Comida Revigorante para os Japoneses Apressados

O restaurante Komagata Dozeu abriu suas portas em 1801, próximo do templo Sensouji de Asakusa, Tóquio, Japão, um dos locais mais conhecido do popular bairro de Tóquio. Sua especialidade é o "Dojo Nabe", um prato que utiliza o Dojô, um tipo de enguia como ingrediente principal.

O dojô é um peixe que sempre esteva presente na alimentação das classes populares de Edo (Antiga Tóquio); de fato, consumiam ele em sua totalidade, da cabeça à cauda, preparado em uma panela de barro ou ferro, um prato conhecido como "dojô nabe". Se trata de uma especialidade muito nutritiva e revigorante.

Refeitório com tatames no andar térreo.
O restaurante Komagata Dozô abriu suas portas em 1801 na área de Komagata, uma zona muito frequentada por fiéis que se dirigem a rezar no templo Sensouji. O dojô nabe ficou muito popular entre a clientela por seu excelente sabor.

Imagem do restaurante em 1907.
"Deixamos de molho os dojôs vivos em saquê e uma vez que estejam 'bêbados', temperamos com pasta de soja doce (misô) e cozinhamos até que fiquem macios, inclusive as espinhas, seguindo a receita do período Edo. Asakusa é uma zona com muito burburinho, mas pela noite o ambiente se acalma muito. Temos clientes que frequentam há muito tempo, e isso faz com que se note o quão fortes são os vínculos com a zona; isso me parece fascinante. Em particular, se destaca o dia do Festival Sanja: Se percebe um ambiente de júbilo em todo o bairro da manhã à noite", conta Watanabe Takashi, que pertence à sétima geração proprietária do restaurante.

Dojô nabe, 1.750 ienes (38,48 Reais). Os dojôs são servidos com bastante cebolinha verde. A panela de ferro é pouco profunda porque "Os habitantes de Edo têm pressa, de modo que está projetada para que os ingredientes se aqueçam rapidamente e possam ser comidos sem perda de tempo".
Este prato, um dos preferidos dos habitantes de Edo (Tóquio) por seu alto valor nutritivo, é uma especialidade da cultura dos bairros populares (shitamachi em japonês), transbordante de energia.

Watanabe Takashi, membro da sétima geração proprietária do restaurante. "O dojô nabe é o "fast-Food" de Edo. Ao que parece, antigamente os vendedores ambulantes vinham muitas vezes comer com o dinheiro que haviam ganhado no mercado de manhã cedo".
Os dojôs são criados em águas tranquilas na província de Ooita e transportadas ao restaurante enquanto ainda vivos, daí seu frescor.
Restaurante Komagata Dojô
Endereço: Tokyo-to Taito-ku Komagata 1-7-12
Tel.: 03-3842-4001
Horário: Das 11 a 21 (último pedido). Aberto o ano todo.
Há a possibilidade de reservar uma mesa a partir de quatro comensais. Cardápio disponível em inglês.
Preço médio por pessoa: 3.000 ienes (65,97 Reais) para o almoço e 5.000 ienes (109,95 Reais) para o jantar.
Site (em japonês)

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário