quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O Hospital de Bonecas da Austrália

Nos tempos de hoje, quando as crianças trazem para casa um brinquedo novo a cada vez que voltam do supermercado, é difícil acreditar que alguém iria querer consertar seus brinquedos antigos. Mas, na verdade, existe um "hospital" para bonecas em Sydney, Austrália, onde os funcionários consertam dedos, pés, cabeças e reparam órbitas quebradas de bonecas queridas, trazendo elas de volta à sua glória original. Ainda mais surpreendente é o fato de que este lugar está em atividade há um século, tendo acabado de completar seu 101º ano de existência.

O Hospital de bonecas foi inaugurado em 1913 pelo Sr. Harold Chapman (Sênior) como parte de sua loja geral, e surgiu a partir de um acidente de transporte simples. Naquela época, o irmão de Harold estava no negócio de importação de bonecas de celulóide do Japão. Durante o processo de envio, as bandas de borracha que prendiam os bonecos juntos, marcavam ou estragavam os itens e Harold inventou uma maneira de repará-las. Quando os clientes descobriram que Harold estava consertando as bonecas, eles começaram a trazer as suas bonecas esfarrapadas e bichos de pelúcia, e um negócio nasceu.

A empresa foi herdada em 1930 pelo filho de Harold, também Harold Chapman (Júnior) que se mudou para o Hospital de bonecas e expandiu o negócio para incluir reparos de artigos de couro, bolsas, luvas, brinquedos, guarda-sois - praticamente qualquer coisa que possa ser reparada. O verdadeiro boom veio em 1939, com a Segunda Guerra Mundial, quando a falta de recursos se tornaram assustadores. Os únicos brinquedos que a maioria das crianças podiam ter, eram os que já possuíam e os pedidos de consertos dispararam.

O Hospital de bonecas agora é administrado pelo Sr. Geoff Chapman, filho de Harold Chapman Jr, que tem continuado a realizar reparos com a mesma paixão e entusiasmo que seu pai e avô. O Hospital de bonecas não está apenas em sua terceira geração de proprietários, mas também na sua terceira geração de "doutores" e as habilidades e o conhecimento vão sendo passados através da família de reparadores. Como um verdadeiro hospital, o trabalho depende da disponibilidade e cronograma de um especialista, pois cada médico é especialista em sua própria área.

Hoje, o Hospital de bonecas abrange uma gama enorme de reparação de bonecas antigas e modernas, ursinhos de pelúcia, carrinhos de bebé e cavalos de balanço e até mesmo malas, bolsas, guarda-chuvas e porcelanas. Até à data, o hospital já consertou mais de 3 milhões de bonecas.

"Não há nada mais gratificante do que ver o sorriso no rosto de uma menina quando ela vem recolher sua amada boneca. As pessoas muitas vezes têm lágrimas nos olhos quando precisam deixar suas preciosas bonecas, mas lágrimas de alegria quando eles vêm para pegá-las e ver a transformação." diz Geoff.











Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário