quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Penicos e mais Penicos - O Museu do Alívio em Praga

Um museu de Praga, que expõe privadas, penicos e outros objetos vinculados com as necessidades naturais, afirma ser o maior do mundo do gênero.

Fileiras de recipientes de todo tipo, de diferentes formas e tamanhos, de madeira, metal ou plástico, bem como diferentes tipos de papel higiênico, são expostos neste museu.

Tudo começou quando "compramos uma fortaleza do século X próximo de Praga e descobrimos uma privada histórica", afirmou Jan Sedlacek, quem dirige este museu.
"Querendo saber como as pessoas faziam suas necessidades no passado, começamos a colecionar objetos. Quando conseguimos juntar 300, decidimos mostrar ao público", agregou.

O museu ocupa dois andares de uma casa antiga de Praga e recebe 600 visitantes por mês.
O diretor afirma que o seu é o museu maior do mundo em sua classe, superando a outros similares que existem na Espanha e Índia.

"Sempre estamos à caça de peças com história", destaca Sedlacek, quem assinala algumas peças únicas do local, como um penico feito de um capacete alemão da Segunda Guerra Mundial, uma privada utilizada por Napoleão Bonaparte e um "Washiki" (Mais conhecido como a privada "motoquinha". NDT.), um dispositivo japonês desenhado para fazer as necessidades de cócoras, algo muito difícil de conseguir (o dispositivo, não defecar agachado. NDT.).

Outra das joias da coleção é um penico francês do século XVI desenhado para damas. Estas eram distribuídas entre as mulheres pelo pregador Louis Bourdaloue, para conseguir que as mulheres resistissem aos seus intermináveis sermões sem se ausentarem.

Muitos dos urinóis se destacam pela beleza de seus desenhos e gravuras. "Alguns vêem estes recipientes e exclamam 'Santo Deus, tomamos sopa de um penico durante toda a vida'", conta o diretor.









Fonte

2 comentários:

  1. Sou muito fã de Copacabana (rio de Janeiro) e tenho mais de 1500 peças customizadas de Calçadão de Copacabana. enfim....cada louco beleza com suas manias!!!
    www.mariacopacabana.com.br
    bjs Maria Copacabana

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e rico em informações esse Museu do alívio em Praga. As peças são belas e raras.

    ResponderExcluir