quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Wikipédia se Recusa a Remover Foto cujo Autor é um Macaco


Esta simpática foto de um macaco (Macaca nigra) é na verdade uma selfie. A imagem também é o epicentro de uma longa e absurda disputa legal entre o fotógrafo David Slater e a Wikipédia. Slater pediu para que a retirassem várias vezes, mas os editores da popular enciclopédia online se negam, aludindo que o autêntico proprietário dos direitos de copyright é o macaco e não Slater.

Os fatos remontam-se ao ano de 2011. Slater é um fotógrafo naturalista e encontrava-se na Indonésia tratando de fotografar os macacos próprios daquela região, quando um grupo particularmente curioso desses macacos irrompeu em seu acampamento e pegaram uma das câmeras. Slater explica a cena assim ao The Telegraph:
"Estavam brincando e trotando por todo o acampamento. Quando um dos macacos pegou a câmera. O resto deles parecia que estava posando quando começou a apertar o botão. Atraído pelo ruído do obturador, o macaco seguiu tomando fotos. No início, o resto dos macacos se assustaram e fugiram, mas logo voltaram. Foi um espetáculo fascinante. Quando consegui recuperar a câmera, ele haviam tomado centenas de fotos. A maioria estavam borradas. Se nota que ainda não haviam aprendido como focar."
A foto acabou na Wikimedia Commons. Slater desde então, trata de que removam a imagem porque infringe o seus direitos autorais. Os responsáveis pela Wikipédia se negam, alegando que o proprietário da fotografia foi quem apertou o disparador, ou seja, o macaco.

Na entrada da Wikipédia sobre esses macacos, os editores inclusive especificam que a foto foi tomada pelo animal, e depois girada e recortada por Slater.

O fotógrafo já gastou 17.000 dólares nesaa longa disputa legal. Quanto ao macaco, ele não pôde ser consultado.

As imagens que ilustram este post são: Selfie de um macaco (Macaca nigra) anônimo. Edição: David Slater. Via Wikipédia, sob licença da Creative Commons.

Update: Wikipédia ganha o julgamento pelo ''selfie'' do macaco

A justiça dos Estados Unidos finalmente negou a David Slater a autoria de uma fotografia que um macaco indonésio tomou com sua câmera, sentenciando que "o escritório não registrará obras produzidas pela natureza, animais ou plantas" de acordo às leis de Direitos de Autor dos Estados Unidos, segundo informam meios locais.

Fonte Fonte Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário