quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Zhouzhuang, A Cidade das Águas

Zhouzhuang é uma das mais famosas "cidades das águas" na China, situado entre o Lago Tai e Xangai, cerca de 55 quilômetros a sudeste de Suzhou, na margem sul do Lago Baixian, através do qual corre o rio Baixian.

Zhouzhuang é cercada por lagos e rios por todos os lados e atravessada por uma rede de canais que se conectam aos rios e lagos. A beleza de Zhouzhuang é especialmente encontrada ao longo das vias d'água, as casas de dois andares caiadas de branco com azulejos pretos que ladeiam os canais e permeados por uma série de pontes de pedra.

As atrações mais famosas de Zhouzhuang são suas 14 pontes construídas durante as dinastias Yuan (1271-1368), Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911). A ponte dupla (ou ponte gêmea) é a mais icônica e considerado o símbolo de Zhouzhuang.

A ponte dupla 

É composta de duas pontes posicionadas de modo que formem um ângulo reto sobre um córrego, e foi construída durante o reinado Wanli (1573-1619). A outra ponte notável é a Ponte Fu'an, que detém a distinção de ser a ponte mais antiga de Zhouzhuang tendo sido construída em 1355.

Ponte Fu'an
Zhouzhuang tem aproximadamente mil moradias, 60% das quais foram construídas nas dinastias Ming e Qing e essas casas estão bem preservadas. Dois edifícios em particular, atraem um grande número de visitantes.

Um deles é a residência Shen Ting (Salão de Shen). Construído em 1742 e localizado no lado sudeste da ponte Fu'an, a casa Shen era propriedade privada do descendente de Shen Wansan, um milionário do início da dinastia Ming.

Portal de Shen Ting

A mansão de dois andares, tem mais de 100 quartos e ocupa 2.000 metros quadrados. A casa tem três seções. A primeira seção inclui o portão d'água e o cais para atracação de barcos e para lavar roupa.

Entrada de Shen Ting

A segunda parte consiste no Salão de Chá e o Salão Principal para receber convidados e celebrar casamentos ou funerais. A parte dos fundos serve como alojamento.

Salão de chá de Shen Ting
O outro é a residência Zhang Ting (Salão de Zhang), construído durante a Dinastia Ming. Cobrindo mais de 1800 metros quadrados, a casa tem 6 pátios e mais de 70 quartos. O Rio Ruojing atravessa Zhang Ting, onde pequenas embarcações podem entrar na casa através de seu quintal.

Zhang Ting
Zhouzhuang é uma cidade pequena e pode facilmente ser coberta em um dia de gôndola, riquixá, ou a pé. Não há tráfego motorizado na cidade de Zhouzhang.











Fonte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário