terça-feira, 9 de setembro de 2014

A Salamandra-Gigante-da-China



Este anfíbio de dimensões absurdas, é não só a maior salamandra, mas também a maior de todas as espécies de anfíbios existentes no mundo. Seguida de perto por sua irmã, a salamandra-gigante-do-japão que publicamos há alguns dias.

Devido ao seu tamanho exagerado, a salamandra-gigante-da-china assemelha-se a uma salamandra que parece que comeu demais e a gravidade trata de esborrachá-la contra o chão.

Cientificamente conhecida como Andrias davidianus, a criatura pode atingir cerca de 180 cm de comprimento e pesar 25 kg. Comparativamente a outras espécies mais comuns de salandras com apenas alguns centímetros de comprimento, é um autêntico titã.


Ocorre na China e Japão (No Japão, a espécie ocorre especificamente no rio Kamo, ou Kamogawa.) em cursos d'água e lagos montanhosos. Tem o corpo manchado e de cor acastanhada, sua pele é enrugada e porosa, permitindo uma melhor respiração cutânea. É uma espécie totalmente aquática.

Apesar das suas dimensões, o seu metabolismo lento permite que não se alimente durante várias semanas.

Atualmente é uma espécie ameaçada. O despejo de produtos químicos em seu habitat, as construções de barragens e outras atividades humanas têm sido fatores de ameaça, sendo a mais insólita o uso desta salamandra como animal de estimação... E para variar, já que a espécie ocorre na China...Também para alimentação.






.
Fonte Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário