terça-feira, 2 de setembro de 2014

Artista Oculta Lingotes de ouro em Praia Inglesa e Desata Verdadeira Caçada ao Tesouro

Convocado a participar do festival Trienal de Folkestone, Inglaterra, o artista alemão Michael Sailtorfer escolheu uma original embora cara alternativa...

Vestidos com trajes típicos e disfarces ao estilo medieval, vizinhos de toda a zona se reúnem nesses dias para a celebração do festival. E na quinta-feira, dia 28 de agosto de 2014, depois de que baixasse a maré, os organizadores soltaram a grande notícia: nas areias da praia, Sailtorfer havia escondido 30 lingotes de ouro, cujo valor total era de 10.000 libras, ou seja algo mais de 16.500 dólares (Aprox. 37 mil Reais). Mesmo assim, foi anunciado que toda pessoa que achasse um lingote podia ficar com ele.

Isto provocou uma autêntica febre do ouro, "doença" que fez com que centena de pessoas se lançassem à praia a escavar em todas partes e com toda classe de ferramentas. Melhor equipados, alguns se valeram de detectores de metais.


No entanto, as horas passaram e não se produziram achados, o que desanimou alguns dos caçadores de tesouro, que desconfiaram ainda mais quando souberam de duas coisas: que o artista havia ficado na Alemanha, e que naquele país ele havia organizado uma busca similar, onde os buscadores chegaram a utilizar retro-escavadeiras, mas também não foi achado nada até agora.

Logicamente, as dúvidas correm em vários sentidos. A organização, admitiu que até o momento, ninguém reconheceu achar ouro na praia, mas consideraram plausível que algumas pessoas sim encontrassem lingotes, mas optassem por manter sua descoberta em segredo.
Lewis Biggs, organizador do festival, admitiu que talvez nunca se chegue a saber que encontraram ouro no local. A escavação poderia durar para sempre, igualmente que a suspeita de que não há ouro na praia.


Para Biggs, não obstante, o caminho é a recompensa. "O importante é o que estamos fazendo aqui com nossa gente, neste local que uma vez foi um porto comercial mas já não é. Acho que o futuro de Folkestone está nas indústrias e iniciativas criativas", explicou em declarações citadas ao The Guardian.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário