quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Baleias Desenhadas há Séculos

Não faz muitos séculos a zoologia ainda estava usando fraldas e os desenhos descritivos de alguns animais pareciam mais bem tirados de um conto de mitologia e terror, do que de um tratado científico ou histórico. Quem levava a pior parte eram os mais difíceis de observar, como os animais marinhos.

Esta baleia monstruosa é obra do naturalista suíço Konrad Gessner. Ele a desenhou em 1563 e apesar de ser considerado o pai da zoologia moderna às vezes passava longe com suas ilustrações.
Esta gravura sobre madeira de 1560. Reflete uma baleia com seu filhote, que mais parece um javali ou um dinossauro tricerátopo.
Gessner também imortalizou em desenho, a caça desses mamíferos aquáticos. Durante estas cenas, o artista poderia ter observado com detalhes a anatomia do animal...
Em 1554 foram recuperados, traduzidos ao alemão e acrescentadas ilustrações aos volumes escritos no século I pelo historiador grego Diodoro Sículo. Este é o desenho de uma baleia extraída de um desses livros.
Os cachalotes não estão mal desenhados pelo cientista francês Georges Louis Leclerc no final do século XVIII. Estão deformados, mas se parecem bastante aos cachalotes de verdade. Leclerc era naturalista, botânico, matemático, biólogo e cosmólogo. Quis reunir todo o saber natural daquele tempo, em sua obra Histoire naturelle de 44 volumes, à que pertencem estas ilustrações.
Pesca da Baleia. Xilogravura do "Cosmographie Universelle" de Thevet, Paris, 1574.
Marinheiros perseguidos por uma baleia. (Que antes eles teriam achado que se tratava de uma ilha...) Konrad Gessner 1604. 

Fonte Fonte Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário