quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Curionautas Doodles #42

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos no Facebook




O minúsculo portal dos espíritos

"Em minhas pedaladas visando emagrecer, eis que encontro em uma rua perto de casa (Japão) este pequeno portal xintoísta (Nota-se que é feito à mão). É comum encontrar placas sinalizando para não fazer xixi em locais assim, mas esta foi a primeira vez que vi um "portal para sinalizar aos espíritos, o caminho para o além. Quase como um brinde, haviam moedas como oferenda, dando um ar ainda mais pitoresco à cena.", disse o internauta que enviou a foto ao site Tocana.

Ainda que com uma certa raridade, se pode encontrar portais como este em ruas e becos do Japão, às vezes apenas desenhados com tinta ou até mesmo com carvão. A finalidade espiritual desses mini-portais, nada mais é que sinalizar aos espíritos o caminho que leva a outro portal maior, ou ao templo mais próximo e por conseguinte, a passagem para o mundo espiritual.


Via: tocana.jp




Por que mostramos os dentes quando sorrimos?

A pergunta é boa, porque em nossos "primos" evolutivos, os primatas, mostrar os dentes significa ameaça. Acredita-se que eles o faziam - e continua sendo assim nos símios e em muitos outros animais - para deixar ver os dentes caninos e advertir de seu poder. Mas há uns 5 ou 7 milhões de anos, quando começou a evoluir o ser humano, esses caninos viram  seu tamanho reduzido e a ameaça deixou de ser tão grande.

Em contrapartida, começou a surgir a linguagem oral, e alguns pesquisadores acreditam que, ao comunicar-se os homínidos, a visão começou a centrar na boca e nesse momento, acredita-se que o sorriso pôde ser um sinal de amizade e não de beligerância. Tal gesto de amizade, implica em abrir bem a boca mostrando os dentes.


Via: prehistoria.urv.cat




Existe algum lugar no mundo onde não suba nem baixe a maré?

Sim, há locais onde mal se nota a subida e baixada das marés. Estão situados aproximadamente nos setores centrais dos grandes oceanos e em ambos hemisférios. Estes pontos são denominados de anfidrómicos e neles a amplitude da maré é praticamente nula.

Nos mares pequenos e fechados, a variação é notada, mas é muito pequena comparada com a do Pacífico, por exemplo.


Via: www.aviso.oceanobs.com




É verdade que Jesus nasceu Antes de Cristo?

O calendário ocidental utiliza o nascimento de Cristo para designar o início da nossa Era atual. Assim, como nos encontramos no ano de 2014 se supõe que Jesus nasceu há 200 anos em Belém. No entanto, isto só é uma teoria, pois o calendário atual se fundamenta nos cálculos realizados por Dionísio Exíguo, um monge e astrônomo de Cítia que afirmou que o Messias havia nascido no ano 753 da fundação de Roma. Desde então o mesmo é tomado como referência para calcular a Era Cristã.

No entanto, existem dúvidas sobre a exatidão deste dado. É que segundo Saão Lucas, Jesus tinha 30 anos quando foi batizado por São João Batista, algo que teria que ter acontecido no ano 779 APÓS a fundação de Roma. Assim, Jesus teria nascido no ano de 749, isto é, no ano 4 A.C. (Antes de Cristo). No entanto, para efeitos práticos na cultura ocidental, segue-se mantendo este calendário, pois a relevância de tudo isso reside no próprio nascimento, não em sua data exata.


Via: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário