segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Curionautas Doodles #45

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Por quem e quando foi inventada a bicicleta?

Os primeiros modelos de um veículo com uma função similar à da bicicleta datam de 1418, quando um engenheiro italiano, chamado Giovanni de la Fontana, construiu um veículo de 4 rodas movido a força humana.

 Cerca de 400 anos depois da invenção do engenheiro italiano, em 1813 surge a invenção de um aristocrata alemão chamado Karl Drais, que iniciou a sua própria versão de um veículo de 4 rodas movido a força humana. Já em 1817, Drais surge então com uma atualização do veículo, passando este a ter apenas duas rodas, dando origem a várias denominações, entre as quais "Draisine", "running machine", ou "hobby horse''.

Este modelo primitivo de bicicleta, por assim dizer, não possuía nem pedais nem guidão, sendo a própria pessoa a empurrar o veículo com as pernas. No entanto, os créditos no que respeita à invenção da bicicleta, como é hoje conhecida, é um assunto controverso, não existindo um consenso.


Via: livescience.com




De onde são originários os totens?

Os totens não são ídolos religiosos destinados a ser adorados; são postes sinalizadores para as casas e que servem para anunciar a afiliação a uma família ou clã – à semelhança das bandeiras. Datam de cerca de 1700, quando as ferramentas ficaram, pela primeira vez, ao alcance das tribos no Alasca e na Colúmbia Britânica, no Canadá.

Alguns totens celebram os feitos de uma pessoa em particular e também existem ''totens de vergonha'' que eram erigidos para coagir o chefe de uma vila vizinha a pagar uma dívida. A ideia de que as imagens esculpidas mais acima são mais importantes é um mito. A ordem, no sentido vertical, é frequentemente insignificante.


Via: en.wikipedia.org




O homem que salvou a vida a 669 Judeus

Nicholas Winton é um defensor dos direitos humanos que salvou a vida a 669 judeus checoslovacos quando em uma operação de resgate de um campo de concentração nazista, levando-os para Grã-Bretanha entre 1938 e 1939.

 A sua proeza a favor da humanidade ficou  desconhecida durante um longo período de tempo até que a sua mulher encontrou em 1988 uma lista em que figuravam os nomes das pessoas salvas por Winton. No seguinte vídeo é possível assistir a Winton presente na audiência do povo judeu checoslovaco que ele salvou 50 anos antes.

https://www.youtube.com/watch?v=kEBA8rD8gGM




Como é que o som chegou ao cinema?

Em 9 de junho de 1922, o engenheiro de som polonês‑americano Joseph Tykociner efetuou a primeira demonstração pública de um filme com o som gravado diretamente na película, em simultâneo com as imagens.

Apesar de não ter a melhor qualidade, foi claro para a audiência o que estava ouvindo: era o Discurso de Gettysburg, provavelmente o mais conhecido de Abraham Lincoln. Vários outros sistemas e tecnologias foram experimentados antes e depois da demonstração de Tykociner para sincronizar o som com as imagens dos filmes, incluindo gramofones, o cinetofone ou o sistema Vitaphone, entre outros.

https://www.youtube.com/watch?v=Gi_OT-rLUFY


Nenhum comentário:

Postar um comentário