terça-feira, 9 de setembro de 2014

Curionautas Doodles #46

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Como se preparam os astronautas para passeios espaciais?

A preparação para um passeio no espaço demora um dia. Antes de saírem, os astronautas têm de passar por um processo chamado de descompressão. Já que não há pressão atmosférica no espaço, as roupas espaciais são pressurizadas a cerca de um terço da pressão atmosférica dentro da nave espacial – o que protege os astronautas e permite-lhes manobrar lá fora. Antes de vestirem o traje, a pressão atmosférica na cabine é reduzida e os níveis de oxigênio são um pouco aumentados.

Se um astronauta se limitasse a sair, poderia sofrer de uma doença grave ou até morrer devido a doença por descompressão. Esta doença acontece quando as bolhas de azoto se expandem e se movem, velozes, na corrente sanguínea, devido à rápida diminuição da pressão. A descompressão permite que o azoto se dissipe. Umas horas antes do passeio, os astronautas começam a respirar oxigênio puro, que irão inspirar dentro dos trajes. Entram na câmara de ar, vestem as roupas e a pressão lá dentro diminui devagar até à hora de sair e passear no espaço.


Via: science.howstuffworks.com




Qual é o local mais frio do universo?

O local mais frio do universo que é conhecido, fica no interior da Nebulosa Bumerangue ou Boomerang Nebula (Imagem). Encontra-se na constelação de Centauros, a 5.000 anos-luz do planeta Terra. Esta descoberta se deu em 1995, quando dois astrônomos, Sahai e Nyman observaram o local a partir de um telescópio, e revelaram que este era o local mais frio do universo já registado. Com uma temperatura mínima de -272ºC. Esta temperatura é apenas um grau centígrado mais quente do que o zero absoluto (o limite inferior para todas as temperaturas).


Via: http://pt.wikipedia.org/




Porque não voam algumas aves?

O voo é uma estratégia dispendiosa. Os músculos do voo constituem 20% do peso total de uma ave voadora e reduzir esta massa muscular permite que elas sobrevivam ingerindo menos calorias. Voar permite às aves escapar dos predadores, mas as ilhas remotas frequentemente não têm predadores em terra. Para emas e avestruzes, evoluir no sentido de ter um grande corpo é uma melhor defesa contra predadores do que voar. Já os pinguins amantes da água evoluíram especialialmente para nadar, em detrimento do voo.


Via: answers.com




Os animais sofrem queimaduras solares?

Os porcos têm pelo escasso e se queimam ao sol facilmente. Os porcos selvagens passam a maioria do tempo em florestas, por isso o sol não é problema para eles, mas rinocerontes e elefantes nem sempre têm abrigo e podem sofrer queimaduras solares. É por isso que chafurdam no barro, para dar à pele uma camada protetora de lama. Os hipopótamos segregam o seu protetor solar, um líquido rosa que verte dos poros da pele. Os cachalotes podem passar horas descansando e respirando na superfície e, em 2009, investigadores descobriram que a maioria tinha queimaduras solares.


Via: smithsonianmag.com




Do ventre materno, futuro bebê indica que tudo está "ok", e se converte em hit viral nas redes.

Desde Hércules em adiante, topar de tempos em tempos com crianças prodígio é algo que não escapa do comum. Em todo mundo há pequenos que chegam à fama por seus talentos ou habilidades.

No entanto, neste caso a fama da criança precede ao seu próprio nascimento.

Brandon Hopkins, pai da criança, foi entrevistado pela cadeia norte-americana HLN TV, depois que a ecografia de sua esposa, onde o feto aparece levantando o polegar, se convertesse em um sucesso nas redes.

A imagem se popularizou depois que o irmão de Brandon publicasse a curiosa imagem no Reddit.

"Meu irmão me chamou por telefone e disse: "teu bebê já é famoso'", contou Brandon à emissora.

Via: Reddit.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário