quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Curionautas Doodles #57

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Qual é o maior robô do mundo com a capacidade de andar?

Segundo o ''Guinness World Records'', o robô caminhante de maior tamanho do mundo é o chamado ''Tradinno'', uma máquina que emula um dragão que foi construída em 2013 para substituir ao velho robô da atração folclórica ''Drechenstich'' de um parque temático alemão. Na Alemanha, há uma grande tradição por estes seres mitológicos, já que a cidade de Furth é conhecida como a ''cidade dos dragões''. Por isso, o espetáculo (com mais de 500 anos de história) recria a morte de um dragão gigante que, segundo as histórias locais, atormentou à cidade durante a Idade Média.

O robô foi criado pela empresa ''Zollner Elektronik AC'', uma das companhias mais importantes do mundo em provisão de serviços eletrônicos e tecnológicos. Assim, o robô mede 15,72 metros de altura e pesa 11 toneladas; propulsado por um motor turbo diesel de 2 litros e 140 cavalos de força. Além disso, conta com asas de 12 metros de extensão e 1.220 metros de fiação elétrica, dispõe de um tanque de 80 litros de sangue falso e emprega 11 litros de gás líquido que lhe permitem lançar fogo pela boca e ventas à 1,5 metros de distância. Terrível e divertido sem dúvida.

https://www.youtube.com/watch?v=qmbW5gvAX4U




De que curiosa maneira alguns cientistas procuraram viajantes do futuro?

A possibilidade de que o ser humano conviva com viajantes procedentes do futuro sempre tem estado no imaginário coletivo, tal e como demonstra o prolongado sucesso da série britânica ''Doctor Who''. No entanto, até o momento não existiram provas científicas de que alguém seja capaz de retroceder no tempo para visitar aos seus antepassados, assim que Astrofísicos da Universidade Tecnológica de Michigan (MTU) trabalharam semanas para localizar indícios de sua existência. Como? Empregando as redes sociais.

Esses estudiosos acham que se houvessem viajantes do tempo entre nós, seriam capazes de prever notícias antes que aconteçam nesses meios de comunicação. Assim, realizaram um "exaustivo" trabalho mediante os buscadores ''Google'' e ''Bing'' para analisar os comentários realizados em Facebook ou Twitter durante vários meses, com o objetivo de encontrar alguém que predissesse a eleição do Papa Francisco I ou a aproximação ao Sol do Cometa Ison.

No entanto, no caso do corpo celeste não encontraram nenhuma referência, enquanto que do Sumo Pontífice só descobriram uma postagem de blog que adiantava a eleição do argentino, mas valorizaram que foi um assunto mais acidental que profético. Além disso, também pediram aos internautas que enviassem uma mensagem ou um tuíte antes de setembro de 2013 com a hashstag #ICanChangeThePast2 ou #ICannotChangeThePast2; para que um viajante do futuro lhes respondesse ao já conhecer a iniciativa. No entanto, não obtiveram resposta, assim que concluíram o estudo sem nenhuma razão para pensar que viajantes do futuro existam. Mas... e se eles não quisessem que soubessem o seu segredo?


Via: mtu.edu/news/stories/2014/january/search-time-travelers.html




Qual é o exército mais antigo do mundo?

Em 22 de janeiro de 2014, a Guarda Suíça do Vaticano cumpriu 508 anos de história. Portanto, trata-se do exército profissional mais pequeno e antigo do mundo. Foi fundado em 1506 com o objetivo de defender o Papa Julio II e desde então foi se desenvolvendo até se converter em um grupo de alto nível que tem requisitos dos mais exigentes para fazer parte dele: É preciso ser cidadão suíço, católico, solteiro (no momento do recrutamento), ter entre 19 e 30 anos e medir no mínimo 1,74 de altura para entrar no seu serviço.

Na atualidade, só 110 pessoas constituem o exército, todos homens. No entanto, nos últimos tempos está em estudo a possibilidade de incorporar também a mulheres. Todo o 6 de maio, os novos recrutas juram seu cargo, pois nesse dia é lembrado que em 1527, 142 destes soldados foram assassinados durante o saque de Roma. Com respeito a suas funções, montam guarda no Palácio Apostólico e velam pela segurança do Papa nos atos públicos e audiências gerais.


Via: huffingtonpost.com




Existe realmente o ''Necronomicon''?

Não. Sua ''existência'' deve-se única e exclusivamente às alusões que dele se fazem nas obras do escritor norte-americano H.P. Lovecraft (1890-1937). O mesmo é mencionado pela primeira vez em seu conto ''The Hound'' (1922).

Segundo sua descrição, era conhecido como o ''Livro dos Mortos'' e continha um bom número de fórmulas e feitiços que permitiam contactar com os falecidos e outras entidades sobrenaturais para conseguir um imenso poder.

Sua fama e popularidade se deve a que, posteriormente, outros autores como August Derleth ou Clark Asthon Smith se encarregaram de mencionar em suas obras, assim que o mito de sua existência acabou se estendendo.


Via: en.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário