quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Os Improváveis Pescadores Stilts do Sri Lanka

A Pesca Stilts ou Pesca de Palafita (ou ainda, "pesca de perna de pau") é um método de pesca único do país ilha de Sri Lanka, localizado ao largo da costa da Índia, no Oceano Índico.

Os pescadores se sentam em uma barra transversal chamada de "Petta" amarrada a um poste vertical cravado na areia a poucos metros da costa. A partir desta posição elevada, o pescador lança sua linha e espera até que um peixe venha a ser capturado. Embora a abordagem pareça primitiva e antiga, a pesca de palafitas é na verdade uma tradição recente.

Acredita-se que a prática tenha começado durante a Segunda Guerra Mundial, quando a escassez de alimentos e pontos de pesca superlotados, levou a alguns homens espertos a tentarem pescar na água. No início, eles começaram a pescar a partir de destroços de navios virados e aeronaves abatidas, em seguida, alguns começaram a erguer suas palafitas em recifes de corais.
As habilidades foram então passadas ao menos para duas gerações de pescadores que vivem ao longo de um trecho de 30 km da costa do sul entre as cidades de Galle e Weligama.

A pesca é escassa - de uma variedade de arenque manchado ou pequena cavala, e os retornos que esses pescadores tiram do mar estão diminuindo. É pouco provável que a prática dure ainda mais tempo que não seja como uma atração turística. O tsunami de 2004 que devastou grande parte da costa do Oceano Índico, alterou para sempre a costa do Sri Lanka e o acesso reduzido à pesca usando esse método.

A pesca é interrompida completamente durante as monções anuais. Hoje, poucos pescadores estão dispostos a passar as suas pernas de pau para os seus filhos, em vez disso, eles as alugam para "atores" que se fazem passar por pescadores para os fotógrafos e turistas.

Não se sabe se os homens nas fotos deste post são pescadores reais ou apenas atores.






Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário