segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Oosanshou Uo - A Salamandra Gigante do Japão

Sansho Uo ou Salamandra gigante japonesa, é o maior anfíbio do mundo e encontra-se em riachos e em lagos do Japão. Pode alcançar mais de 1, 5 metro e chegar a viver 80 anos.

Há algumas semanas, foi flagrada uma dessas salamandras "passeando" por uma zona urbana. Confira.

Esta criatura alimenta-se de peixes e crustáceos, caça principalmente pela noite e devido ao seu escasso sentido da visão, usa sensores localizados em sua cabeça e corpo para detectar mudanças na pressão da água, podendo desta forma, localizar a sua presa.

Durante a época de acasalamento, estas salamandras se dirigem rio acima onde após a fertilização dos ovos, o macho cuidará deles durante seis meses. Finalmente os filhotes acumularão gordura até estarem prontos para caçar. Uma vez prontas, caçarão em grupo em vez de fazê-lo individualmente.


Quando se sente ameaçada, a salamandra segrega um líquido de aspecto leitoso com um forte cheiro similar à pimenta, característica adicionada ao seu nome japonês, Sansho Uo que significa "peixe pimenta da montanha". 


Até as autoridades proibirem a sua caça, os japoneses apreciavam muito sua carne e a capturavam como alimento se convertendo em uma importante fonte de proteínas para os camponeses no passado.

Atualmente está em perigo de extinção devido a contaminação da água e perda de seu habitat, e o governo declarou a salamandra gigante como "Patrimônio Natural do Japão".



Aqui um vídeo da National Geographic que mostra todo o esplendor das enormes Sansho Uo:
.
Fonte

Um comentário:

  1. Salvo engano , essa dona ai é que seria responsavel pela lenda do Kappa , não ?

    ResponderExcluir