segunda-feira, 13 de outubro de 2014

As Árvores de Lava do Havaí

Quando a lava quente de uma erupção vulcânica invade uma floresta, muitas vezes ela não derruba as árvores maiores, mas flui ao redor delas. A umidade na árvore resfria a lava em contato com o tronco e uma casca circular externa é formada. Quando a lava é drenada, apenas as solidificadas "árvores de lava" são deixadas em pé.

O calor tremendo queima a madeira no interior, restando um oco como um molde da árvore original. Em alguns casos, a árvore pode ficar de pé e permanecer por anos como um esqueleto carbonizado preto e em casos raros, algumas árvores ainda sobrevivem e continuam a crescer após a erupção.

Os melhores exemplos de árvores de lava são as encontradas na ilha do Havaí, no sudeste de Pahoa no Distrito de Puna. Aqui, uma floresta inteira de árvores "Ohi'a" foram envoltas em material geológico em fusão com até 3,35 m de profundidade, quando o vulcão Kilauea entrou em erupção em 1790.

As árvores que foram cercadas pela lava, arrefeceram o material incandecente, gerando uma camada enquanto que o calor transformava a madeira em cinzas. Logo após, uma fissura próxima se abriu no solo, permitindo que a lava escorresse de volta para a Terra. Mas a que estava em torno das árvores já havia esfriado começando a endurecer e se mantiveram acima do solo como monumentos das árvores que estiveram um dia no lugar.

Abaixo, uma imagem da floresta de árvores de lava resultantes da erupção de uma linha de 1 km a leste de Pu'u Kahaualea. A parte bulbosa de cada árvore, marca a alta posição do fluxo de lava que se espalhou por entre elas. Como a erupção diminuiu, o fluxo continuou a se espalhar lateralmente; sua superfície baixou, deixando pilares de lava que esfriaram de encontro aos troncos das árvores. Os salpicos que se pode ver à esquerda da imagem, são de uma fissura que se abriu. Note o bulbo de respingos aderindo ao topo da despojada árvore "ohi'a".
Hoje, o Parque de Árvores de Lava (Lava Tree State Park) é composto de 17,1 hectares de plantas e árvores nativas e muitas árvores de lava. Muitas das quais estão cobertas de musgo, enquanto outras caíram ao chão, expondo a sua estrutura oca interna. Alguns dos modelos são tão perfeitos que você pode ver a marca da casca na rocha de lava.



Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário