terça-feira, 21 de outubro de 2014

Curionautas Doodles #73

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




O que é a síndrome de gourmand?

A síndrome de gourmand é uma síndrome rara e curiosa que produz no paciente um irrefreável desejo de comprar ou cozinhar alimentos extraordinários e pratos muito sofisticados. A doença foi descrita pela primeira vez pelos investigadores M. Regard, e T. Landis em 1997 na revista Neurology. Segundo um recente estudo realizado na Suíça, este transtorno da alimentação, é causado por uma lesão que afeta a certas zonas do cerebral direito.

Embora a princípio seja uma doença benigna, pode causar verdadeiro Distresse (estresse negativo), além de afetar seriamente o bolso.




Qual é a verdadeira história das bruxas de Salem?

Em janeiro de 1692 foi iniciada na localidade norte-americana de Salem (próxima a Boston) um julgamento contra vários de seus vizinhos acusados de praticar bruxaria.

A denúncia iniciou-se quando duas crianças, de 9 e 11 anos de idade, começaram a sofrer convulsões e espasmos. Entre soluços, afirmaram terem sido enfeitiçadas por mulheres da localidade que de noite, criavam duplos de si mesmas. O juiz local acreditou e assim foi iniciada uma investigação que afundou a cidade em um clima de histeria coletiva, surgindo a cada dia mais crianças enfeitiçadas e novos implicados, até alcançar o surpreendente número de 141 acusados.

Finalmente, 20 deles foram executados e cinco morreram na prisão. Quatro anos após o julgamento, os membros dos júris que ditaram as sentenças, assinariam uma confissão de erro, em que atribuíam a sua desastrada atuação, ao medo e a histeria desatadas desde as primeiras acusações.




Que presidente (Chuck Norris) dos EUA disputou um duelo?

Andrew Jackson (1767-1845), que foi o sétimo presidente dos EUA e exerceu o cargo entre 1829 e 1837, não só disputou um duelo, mas também durante o mesm, matou ao duelista Charles Dickinson.
O acontecimento teve lugar no dia 30 de maio de 1806, muito antes de que Jackson acedesse ao máximo posto político da nação, durante uma época na que exerceu ofícios diversos. Naquele tempo, Jackson  era um latifundiário no Tennessee, quando Dickinson ofendeu sua honra por uma disputa de cavalos e acusações de bigamia a Jackson e sua esposa Rachel.

Ultrajado, Jackson desafiou a Dickinson, experiente atirador que havia ganhado 26 duelos a pistola. Como estes estavam proibidos no Tennessee, os rivais cruzaram ao vizinho estado de Kentucky. Dickinson disparou primeiro, mas sua bala só feriu ao futuro presidente.

Este, em contrapartida, fulminou ao duelista, cuja tumba foi achada há alguns anos pelo arqueólogo  Dan Allen no cemitério de Nashville, onde seu corpo foi levado depois da contenda. Jackson também foi o único presidente norte-americano que foi prisioneiro de guerra.

Quando tinha apenas 12 anos se alistou na milícia revolucionária patriota que lutava contra o exército britânico na Guerra da Independência americana. Os dois irmãos maiores de Jackson também se alistaram, e um deles morreu com apenas 15 anos. Em um combate, o adolescente Andrew Jackson foi ferido e capturado. Como prisioneiro de guerra, foi objeto de mal-tratos por um oficial inglês que lhe ordenou que limpasse as suas botas, ao que Jackson se negou.

O oficial, furioso, deu-lhe um golpe com um sable causando uma ferida na cabeça e nos dedos de uma das mãos. A marca ficou para sempre e aumentou o ódio que sentia contra os ingleses. Também padeceu varíola e malária, o que lhe deixou sequelas para toda a vida. Por se fosse pouco, o 30 de janeiro de 1835 sofreu um atentado de bala. Foi o primeiro realizado contra um presidente dos Estados Unidos da América.

Como se fosse pouco, em 30 de janeiro de 1835, Jackson sofreu um atentado à bala, perpetrado por Richard Lawrence, um pintor desempregado e demente da Inglaterra, quem deu um tiro de pistola a Jackson, mas a pistola falhou. Lawrence, em seguida, tirou uma segunda pistola e atirou novamente, mas esta também falhou. Foi o primeiro atentado realizado contra um presidente dos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário