terça-feira, 28 de outubro de 2014

Curionautas Doodles #77

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Quem inventou os óculos?

Enquanto os efeitos óticos de ampliação de imagem com lentes eram conhecido desde o antigo Egito, foi preciso que passassem muitos séculos até que alguém tivesse a ideia de criar um utensílio para colocar diretamente sobre os olhos. Não se conhece com exatidão o nome do gênio a quem tantas pessoas com problemas de vista deve estar agradecidos, mas sim se sabe que o monge Giordano de Pisa falou delas em um sermão no ano de 1306, dizendo que "tinha inventado cerca de 20 anos antes".

Assim, embora o monge franciscano inglês Roger Bacon também havia descoberto anteriormente as propriedades das lentes para melhorar a vista, algumas fontes assinalam que o verdadeiro ''pai'' do invento foi o frei italiano Alessandro della Spina, quem naquele tempo pôde compartilhar sua ideia com Giordano de Pisa.

Nos anos seguintes, Veneza desfrutou dessas lentes ''mágicas'' e o grêmio dos vidraceiros lucrou graças a isso. No entanto, só no século XVIII os óculos incorporaram as caraterísticas "perninhas", se tornando similares aos modelos atuais.




É verdade que os EUA construiu canhões para disparar bombas atômicas?

Sim. Na manhã de 25 de maio de 1953, o exército dos EUA provou no deserto de Nevada, o seu canhão M-65 "Atomic Annie". O mesmo pesava 83 toneladas e tinha um calibre de 280 mm, sendo capaz de disparar uma ogiva nuclear W9 de 364 quilos, 28 centímetros de diâmetro e 1,38 metros de comprimento. A bomba causou uma explosão com uma potência de 15 quilotons a uma distância de 12 quilômetros, gerando os devastadores efeitos que podem ser no vídeo em anexo.

Ainda hoje em dia, existem máquinas de artilharia capazes de lançar a grandes distâncias esses mísseis, enquanto que por sorte, nunca foram empregados em um conflito bélico.

https://www.youtube.com/watch?v=QsB83fAtNQE




Qual é a Religião mais seguida do planeta?

Segundo os dados do Anuário Pontificio do Vaticano, desde 2008 o credo com maior número de fiéis é o Islã: professado por cerca de 19,2% da população mundial. O catolicismo, até então predominante, cedeu sua liderança, ficando com 17,4%. Não obstante, se somadas todas as religiões cristãs (católicos, ortodoxos, protestantes, anglicanos, etc.), os devotos de Cristo continuam sendo a ampla maioria: um de cada três humanos (cerca de 2 bilhões) está convencido de que o filho de Deus nasceu em Belém há mais de 2.000 anos.

Via: it.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário