quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Curionautas Doodles #78

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Qual foi a primeira linha aérea comercial?

A história da aviação comercial ainda não cumpriu em um século. Os alemães foram quem fundaram a primeira linha comercial em 5 de fevereiro de 1919, depois do fim da Primeira Guerra Mundial.
Chamava-se Deutsche Luft-Reederei, e unia Berlim, Leipzig e Weimar. Os aviões de passageiros eram bombardeiros Gotha, que foram adaptados para os voos comerciais.

Pouco antes da sua conversão em pacíficos aviões de passageiros, esse bombardeiros, realizaram a primeira incursão aérea sobre Londres.
O bombardeio resultou devastador. Em 7 de outubro daquele mesmo ano, foi fundada a KLM, a Companhia Real Holandesa de Aviação. Nos EUA, a primeira linha aérea privada que cobria o trajeto entre Nova York e Atlantic City entrou em serviço em 1920.

Nesse mesmo ano, foram iniciados voos comerciais na Inglaterra e França, mas em ambos casos resultaram deficitários devido ao escasso número de viajantes, assim que os países europeus tiveram que subsidiar com altas somas, as suas primeiras linhas aéreas.




Quem foram os verdadeiros descobridores da América?

Nos últimos anos, adquiriu peso a teoria que assinala os Vikings como os protagonistas de tal aventura.
As descobertas arqueológicas em Terra Nova, endossaram as histórias, sempre insuficientes das sagas nórdicas.

Efetivamente, no sítio arqueológico de L'Anse aux Meadows apareceram os restos do assentamento que foi estabelecido por Leif Eriksson e seus homens há mil anos.
Habitado só durante duas décadas, esta visita europeia não transcendeu e não adquiriu a distinção de descoberta e colonização que em 1492 daria início Cristóvão Colombo.

Outras teorias, por agora carentes de confirmação, afirma que muito antes que os vikings, teriam chegado os polinésios e que os chineses teriam conseguido 70 anos antes que Colombo graças ao impulso do imperador Yongle, que havia convertido a China em uma grande potência marítima.




Qual foi o dia mais chato do século 20?

O dia 11 de abril de 1954 foi declarado como o mais sem acontecimentos do século 20, segundo os cientistas da Universidade de Cambridge, que criaram um programa informático chamado ''True Knowlegde'' (conhecimento verdadeiro), capaz de analisar e combinar todas as notícias e acontecimentos acontecidos a nível mundial. Com este engenhoso software, determinaram que no dia 11 de abril de 1954, só haviam ocorrido dois fatos significativos: as eleições gerais da Bélgica e o nascimento do cientista e acadêmico turco Abdullah Atalar.

Via: en.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário