quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Fotógrafo Registra Misteriosos Sprites sobre a Itália

Na atmosfera, acima das nuvens altas ou cumulonimbus, por vezes ocorrem misteriosas descargas elétricas, conhecidas como Sprites. Os sprites aparecem como picos de luzes vermelhas e são normalmente encontrados em aglomerados em torno de 50 a 90 km acima da superfície da terra.

Ao contrário de um relâmpago comum que gera um circuito elétrico contínuo de elétrons de alta energia se movendo de uma nuvem para a terra, sprites são fugazes na natureza, muitas vezes espirrando por apenas alguns milésimos de segundo, e porque ocorrem tão altos na atmosfera são difíceis de observar e muito difíceis de fotografar.

Na verdade, sprites não foram documentados até 1989, quando um cientista em Minnesota, EUA, acidentalmente registrou um em videotape. Estas imagens foram captadas por Marko Korosec, de Sezana, Eslovênia, enquanto ele estava seguindo tempestades em Vivaro, Itália.

"Sprites não são fáceis de capturar e podem ocorrer apenas algumas vezes em horas, mas este mecanismo de tempestade estava muito ativo naquele momento", disse Marko ao The Daily Mail. "Foi muito difícil conseguir essas fotos que são tão raras e você simplesmente precisa ter bastante sorte para que a tempestade produza eles. Você pode tirar centenas de fotos sem capturar qualquer um deles ", acrescentou.

Marko estava de pé sobre campos de milho quando ele capturou as imagens em sua câmera.
Sprites são às vezes erroneamente chamados de "relâmpagos superiores atmosféricos". No entanto, sprites são fenômenos de plasma frio que não possuem temperaturas quentes do canal de um raio troposférico, por isso, eles são mais parecidos com as descargas de tubos fluorescentes do que com relâmpagos.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário