quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Lunik 2 - O Primeiro Artefato Humano que Chegou à Lua


Uma esfera metálica pequena com várias antenas e instrumentos, de 390 quilos e que não alcançava 1 metro de diâmetro. Assim era a sonda soviética Lunik 2 também conhecida como Luna 2, o primeiro artefato humano que tocou a Lua em 14 de setembro de 1959.
Demorou 33.5 horas em chegar até lá. Sua missão não era outra que chegar e impactar contra a superfície visível da Lua, na região de Palus Putredinis, a leste do Mar da Serenidade.

Da Terra, podia ser calculada a posição do Lunik 2 graças aos sinais que enviava por radiofrequência. Mas os soviéticos queriam que sua façanha pudesse também ser observada com um telescópio óptico. Por isso, o artefato levava incorporado um dispositivo que desprendia uma nuvem de sódio brilhante e laranja quando estava a 156.000 km da Terra. Assim, o Lunik 2 pôde ser visto durante algumas horas a olho nu, como se fosse uma estrela.


A sonda levava consigo duas esferas como as da imagem abaixo, de 7,5 e 12 cm de diâmetro, com explosivos em seu interior. No momento do impacto, deviam se separar do corpo do artefato e explodirem lançando os pentágonos com emblemas talhados em sua superfície, para que ficassem espalhados pela superfície lunar. Ainda hoje não se pôde confirmar se este detalhe da missão saiu bem.


Com um foguete muito similar ao que levou o Lunik 2 ao espaço, dois anos depois, em 12 de abril de 1961, os soviéticos lançavam o primeiro homem a orbitar à Terra, Yuri Gagarin, um das maiores feitos da humanidade.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário