segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Uma Pedra de Jardim era na Verdade um Meteorito Tão Antigo quanto o Sistema Solar

Acham em um jardim da Baviera, Alemanha, um pedaço de meteorito tão antigo como o sistema Solar. A pedra passou despercebida durante anos como um objeto decorativo sem que ninguém se tocasse que era um velho objeto espacial.

A pedra foi encontrada há 50 anos pelo filho de um camponês local que deu de presente a um colega seu, supondo que "provinha do céu". Durante décadas, a pedra enfeitou seu jardim até que um jornalista que escrevia uma crônica da localidade, a viu e se interessou por ela, entregando a cientistas da cidade de Augsburg.

O achado revelou ser um meteorito de 4.500 milhões anos da antiguidade, o que coincide com o período de formação do Sistema Solar. 

"Achar um meteorito antigo cuja queda não foi observada diretamente é uma sensação, principalmente para a Alemanha. É mais raro que ganhar na loteria", comentou o vice-diretor da Coleção Mineralógica Estatal de Munique, Rupert Hochleitner.

A entidade agora possui a pedra e a colocará em exposição no dia 25 de outubro em uma feira mineralógica de Munich.

A pedra representa um grande interesse para a comunidade científica alemã, já que desde o ano 1800 só haviam sido achados no país, 48 meteoritos. Deles, 28 foram observados no momento da queda, o que facilitou enormemente sua busca. No último milênio na região da Baviera, caíram um total de 7 meteoritos sem causar danos importantes.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário