terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vietnamita de 97 Anos Sofre com Corno Cutâneo de 20 cm no Joelho

A Sra Doan Thi Ngon de 97 anos, viúva há 40 anos, residente em Hai Loc, município Hai Hau, na província de Nam Dinh, Vietnã, está sofrendo de uma estranha doença: um corno cutâneo com mais de 20cm de comprimento apareceu em seu joelho esquerdo. O chifre está crescendo, causando-lhe dor.

A filha da senhora Ngon, Doan Thi Tuoi de 55 anos, disse que o chifre apareceu em 2008. "Inicialmente, o chifre era como um grosso pedaço de couro cru. Usamos uma lâmina de barbear para cortar, mas depois de um curto período de tempo, se desenvolveu muito rapidamente. Agora não podemos cortá-lo porque causa muita dor a minha mãe ", disse a senhora Tuoi.

O chifre é muito duro, com cerca de 20 cm de comprimento, e se curva em direção à coxa, dificultando os movimentos da idosa.
A mulher não tem ido ao hospital para fazer exames, porque a família é muito pobre.

De acordo com o Jornal Mundial de Cirurgia Oncológica (WJSO), esta doença é um corno cutâneo.
Um corno cutâneo refere-se a um aspecto específico de uma lesão da pele em que uma protuberância em forma de cone se forma, causado pelo crescimento excessivo da camada mais superficial da pele. Não sendo uma lesão em particular, mas um padrão de reação da pele.

Aproximadamente 40% dos cornos cutâneos representam lesões pré-cancerosas chamadas de queratoses actínicas. Chifres cutâneos podem também ser um tipo de câncer de pele. Quando a pele cancerosa se sobrepõe, o carcinoma de células escamosas tipicamente se forma na base da trompa cutânea, mas também é possível que seja um carcinoma basocelular.



Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário