terça-feira, 11 de novembro de 2014

Aldeões Sofrem com Estranha Doença que Provoca Tumores e Bolhas na Pele

Cerca de 20 aldeões da aldeia Yalong do condado da minoria autônoma Yao, na Região autônoma de Guangxi Zhuang, China, foram afetados por uma estranha doença em que caroços e furúnculos aparecem por todo o corpo.

Os moradores suspeitam que essa doença possa ter sido causada pelo consumo de água ou alimentos contaminados.

Especialistas inicialmente diagnosticaram a doença, com base nos sintomas de nódulos e furúnculos das pernas, ombros e pescoços de todos os moradores como sendo o mal de Kashin-Beck, uma doença que atinge ossos, articulações das mãos e dos dedos, cotovelos, joelhos e tornozelos. Isso poderia levar ao desenvolvimento de articulações deformadas rígidas e encurtamento dos membros devido à morte da cartilagem articular e placas de crescimento dos ossos. Desenvolve-se em grande parte, a partir de uma deficiência de selênio.
No entanto, mais investigação é ainda necessária no lugar, a fim de confirmar a doença.

As investigações mostram que homens sofrem mais do que mulheres dessa doença. Alguns moradores não podem andar ou lavourar já que as deformidades se desenvolveram em suas mãos e pés.

Enquanto os moradores receberam tratamento no hospital, os sintomas reapareceram depois de um curto período.

Especialistas dizem que eles podem estar padecendo do mal de Kashin-Beck.

Os habitantes suspeitam de que a água tenha sido a causa da formação da doença.

Os recursos hídricos são severamente deficientes na aldeia. Para resolver o problema da escassez d'água, o governo instalou uma cisterna e os moradores usam uma combinação de água da chuva com a água desse reservatório.

Amostras de grãos, batata doce, inhame, solo e água, foram levados para conduzir uma investigação mais aprofundada, embora os resultados do relatório ainda não tenham sido revelados.




Fonte

Um comentário: