quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Curionautas Doodles #90

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Tomar vinagre em excesso é pouco saudável?

Como em tudo, tomar demasiado vinagre nas comidas pode chegar a ser nocivo para a saúde. No entanto, consumido de forma moderada tem uma multidão de propriedades beneficiosas para o organismo, pois sabe-se que contribui na luta contra o colesterol ''ruim'', excesso de peso, obesidade, asma, alergias e inflamações. Além disso, não é verdade que o vinagre destrua os glóbulos vermelhos do sangue, tal e como se chegou a acreditar no passado.

Unicamente pode estar desaconselhado para aquelas pessoas que padeçam de acidez, hérnia de hiato, gastrite ou problemas digestivos relacionados, pois nestes casos pode incrementar estas doenças em lugar de acabar com elas.




Qual foi o maior Império de todos os tempos?

Costuma-se dizer que no Império espanhol governado por Felipe II "o sol nunca se punha". No entanto, a história indica que este não foi o maior de todos os tempos, mas sim, o Império Britânico vigente ao longo do Século 19.

Durante aqueles anos, conseguiu contar com colônias ao longo de todo o planeta, a saber: Índia, Paquistão, Ceilão, Birmânia, Malásia, Bornéu e Hong Kong na Ásia; Egito, Canal de Suez, Rodésia, Nigéria, Serra Leoa, Costa de Ouro, Somália, Uganda, África do Leste, Bechuanalândia, União Sul-africana e Gambia na África; Nova Zelândia e Austrália na Oceania; Canadá, Jamaica, Guayana, Ilhas Malvinas, Belize e outras ilhas na América; além de colônias europeias como Malta, Chipre ou Gibraltar.

Por isso, a princípios do século 19, sua capital Londres era considerada como o centro financeiro mundial, já que 30% de todos os produtos manufacturados do mundo tinham uma origem britânica. Calcula-se que ao todo dispunha de 33,7 milhões de quilômetros de território. No entanto, as duas Guerras Mundiais e a evolução da democracia e o capitalismo fizeram com que este sistema de colônias desse passo à independência de muitas destas nações, embora atualmente o sistema de ''Commonwealth'' siga se aglutinando em uma mesma organização.




Que surpreendente reação teve Madre Teresa de Calcutá depois de ganhar o Nobel?

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) se destacou por dedicar sua vida aos mais pobres. De fato, a religiosa recusou a possibilidade de desfrutar do jantar que foi realizado em sua honra por ter ganhado o 'Prêmio Nobel da Paz em 1979, pois preferiu que os alimentos do banquete fossem doados aos mais pobres. Um gesto que serviu de exemplo para demonstrar seu grande coração e seu desapego pelos costumes sociais mais ostentosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário